TALVEZ VOCÊ SEJA AUTISTA E NEM SAIBA!

2024 ж. 9 Сәу.
458 049 Рет қаралды

AUTISMO - Flow #352
• AUTISMO - Flow #352
🌻 SEJA MEMBRO DO FLOW NO KZhead E GANHE BENEFÍCIOS:
/ @flowpodcast

Пікірлер
  • Tenho um filho TEA nível 1 e moro no interior nordestino. Meu marido, eu e nosso filho (18 anos) decidimos deixar a palavra "autismo" de lado e focar em minimizar as dificuldades enfrentadas por ele. Assim fizemos, por entendermos que o rótulo seria um fator limitador à evolução de nosso filho, tamanho o preconceito e a ignorância das pessoas! Para vocês terem uma ideia, uma psicopedagoga que o atendia na infância dizia que o autismo era uma "patologia". Um fato que foi maravilhoso para a evolução de nosso filho foi a mudança para uma escola montessoriana. Como mãe, constatei que o sistema montessoriano é o modelo adequado de educação escolar para estudantes dentro do grupo TEA! Ainda há muitas dificuldades em relação a relacionamento interpessoal. Nosso trabalho é diário mas também há vitórias todos os dias!

    @karlamaria7143@karlamaria714327 күн бұрын
    • Que benção ler isso .. que Deus continue lhe dando sabedoria ..

      @EuEstouIraci@EuEstouIraci25 күн бұрын
    • Parabéns

      @julianapinheiro629@julianapinheiro62924 күн бұрын
    • Gloria's a Deus

      @anitamarin806@anitamarin80622 күн бұрын
    • Concordo que rotular causa um desconforto no indivíduo.

      @MarianaSilva-nx6fx@MarianaSilva-nx6fx20 күн бұрын
    • Mas o autismo é uma patologia.

      @AiwaLover@AiwaLover18 күн бұрын
  • Vi ima criança que teve diagnóstico de autismo mas os pais ouviram uma dica pra tirar telas. Os pais tiraram o celular, tv e começaram a ler livros, colocar músicas...a Criança se transformou. A crianca começou dormiir bem, abraçar, olhar no olho, sentir emoções. Vi no canal Deia e Tiba

    @mariaantoniadesiqueria3437@mariaantoniadesiqueria3437Ай бұрын
    • Essa questão das telas,tem me preocupado. Acredito que com estudos, vamos retirar o excesso de exposição à telas.

      @gilsonoliveira5659@gilsonoliveira5659Ай бұрын
    • ​@@gilsonoliveira5659 na realidade já há estudos muito bem documentados no meio científico.

      @electronicscaos@electronicscaos29 күн бұрын
    • Acredito e concordo que tirar telas faz muito bem. Os pediatras recomendam zero tela para as crianças pelo menos até os dois anos, já que tem pais que acham impossível criar os filhos sem esse recurso.

      @Danielaac1001@Danielaac100129 күн бұрын
    • Tá vendo como nem tudo é autismo? Taí

      @Cie_Roque@Cie_Roque29 күн бұрын
    • Tenho um irmão com 62 anos , que sempre falei pra minha mãe que ele não era normal , passei a adolescência falando isso pra minha mãe. Ela sempre tratou meu irmão como tratou todos os outros . Casou , tem 4 filhos e separou . Hoje ele seria diagnóstico com autismo

      @nildalopes6189@nildalopes618929 күн бұрын
  • Eu tenho 2 filhos e o menor é autista," grau leve", na escola ele sempre sofreu muito bullying é aterrorizante, ele vai no banheiro e sai do banheiro com a calça abaixada terminando de se vestir e não vê malícia, ele não entende ironia, ele não entende a maldade das pessoas, ele é muito extremamente inocente, muito inteligente, está aprendendo inglês sozinho mais não entende matemática, ele é uma criança extremamente amável e bondosa e eu peço a Deus que me dê vida e saúde para cuidar dele porque ele tende a sofrer com relacionamentos justamente por essa inocência que ele tem, o que as pessoas ignorantes não entendem é que o autismo é algo único para cada pessoa, as características, meu filho não consegue fazer laço no cadarço, tem mania de germes em todos os lugares, ele não sabe escolher uma roupa e vestir uma calça com feche, então uma pessoa assim só na sociedade vai ser muito difícil, ele não tem noção do que não é para fazer perto das pessoas e o que não pode, é uma inocência muito grande além da deficiência intelectual, e muitas outras coisas como doenças associadas como alergias igual o meu, intolerância a lactose o meu também tem, a parte alimentar que é muito complicada se eles não querem comer é complicado então todos os graus precisam sim de ajuda, as escolas precisam se adequar a quantidade de autistas que existem, as pessoas acham que afeta só a família mais afeta o todo porque um professor não vai dar conta se existirem vários autistas grau 1 porque cada um tem sua dificuldade, uns são excelentes em determinada matéria e péssimo em outra, no refeitório por exemplo meu filho não consegue pegar os talheres, pegar o prato e se sentar para comer, ele tem dificuldade em escolher e decidir qualquer coisa, depois ele vai comer de uma forma diferente primeiro ele come um alimento e vai comendo separado e lentamente cada um, tarefas simples para eles são difíceis, seria maravilhoso que os pais começassem a ensinar seus filhos a auxiliar o amiguinho ao invés de fazer zombaria, os autistas precisam de suporte o tempo todo com os sapatos, com os talheres, organizando o material na mochila para ir embora, enfim são tantas questões e ver nossos filhos sendo maltratados na sociedade seja escola, pracinhas etc dói demais, a questão do cordão de identificação também precisa ser ensinado e as pessoas precisam entender que essas pessoas vão precisar de ajuda em algum momento e se a ajuda vier de alguém com bondade no coração os autistas e nós familiares vamos sofrer menos, o problema é que nem diretores e professores estão sabendo lidar com essa situação, eu chorei por diversas vezes conversando com uma pedagoga da escola que dizia que meu filho não era autista, que ao invés de me ajudar ela me deixava extremamente arrasada por que eu ficava pensando meu Deus se ela pensa assim e tem esse despreparo todo diante da situação imagina então os professores, as merendeiras e os demais funcionários, é muito triste.

    @user-Js634@user-Js634Ай бұрын
    • Quem.tem.autidmo leve percebe maldade nos outros sim. Talvez seu filho tenha autismo de grau maior.

      @AiwaLover@AiwaLoverАй бұрын
    • @@AiwaLover Não querida, não percebe não. Óbvio que com o passar dos anos, ao chegar na idade adulta, eles, de tanta porrada que levou, passam a melhorar essa percepção. Tenho um Asperger (atualmente chamado TEA N1 ou autista leve), e ele mesmo com 17 anos, sendo 7 anos em terapia comportamental. Ainda assim, é muito ingênuo, acredita nas pessoas. Às vezes não consegue diferenciar brincadeiras de verdade.

      @betaniapessoa4760@betaniapessoa4760Ай бұрын
    • Seu filho é Asperger, hoje considerado TEA N1 ou autista leve. É igualzinho ao meu filho. O ideal era que fizesse terapia. Meu filho além de terapia também faz uso de ansiolítico e ritalina. Porque ele também tem TDAH

      @betaniapessoa4760@betaniapessoa4760Ай бұрын
    • @@betaniapessoa4760 eu tenho autismo leve. Apesar de ser meio "ingênuo", sinto de longe segundas intenções e propósitos maquiavélicos. Seu bem quando estão tentando me tratar como otário. Então com certeza algo não está certo no seu comentário.

      @AiwaLover@AiwaLoverАй бұрын
    • @@AiwaLover Meu caro, qual a sua idade ? Não estou me referindo a adultos. No meu comentário acima eu falo sobre o fato de adultos já terem essa percepção, de tanto que já sofreram. Há também aí a questão das terapias. Meu filho hoje com 17 anos (depois de 7 anos de terapias semanais) não age mais como agia aos 10 anos, não é mais tão inocente e ingênuo. Mas de tempos em tempos ele chega em casa decepcionado com algo que alguém fez ou falou e só depois ele percebeu que era uma ironia. Agora se você sempre foi assim, se sempre teve essa percepção, talvez seu autismo seja ainda mais leve que do meu filho, ou você foi diagnosticado erroneamente. Não se trata de um comentário, trata-se de experiência vivida e evidências científicas relacionadas a indivíduos com Asperger (autismo leve). Na literatura acadêmica essa é uma das características de um Asperger (autista leve)

      @betaniapessoa4760@betaniapessoa4760Ай бұрын
  • QUE LINDO ESSE PRECONCEITO E IGNORÂNCIA EM RELAÇÃO AO AUTISTA NÍVEL 1! E só ler os comentários que vemos por aqui. Só quem é autista sabe realmente as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Eu sou autista nível 1 e tenho meus enfrentamentos diários e crises também, e tento não explodir em certos momentos, o que me gera ainda mais ansiedade e aumenta a crise. Mas as pessoas não entendem. Sofremos quietos, sem apoio. Ainda há muito preconceito e ignorância.

    @CarlaNogueiradaCruz@CarlaNogueiradaCruzАй бұрын
    • Exatamente...só nós sabemos das nossas comorbidades ....crises...todo dia é um grande teste pra nós...ainda mais em uma sociedade que parecem ser neuropsiquiatras sem ter conhecimento de nada ...só sabem abrir a boca e diagnosticar como se fosse modismo.... Só ofereço um dia de nossas vidas pra eles ..não aguentam nem 30mnt....aí..aí...!! Só sabem julgar ...vai estudar ...ler sobre o assunto ..o negacionisno faz parte de um povo sem estudos e conhecimento.

      @magiaeencantariacigana2014@magiaeencantariacigana2014Ай бұрын
    • ​@@magiaeencantariacigana2014É isso mesmo, eu adoraria que essas pessoas tivessem uma semana como a nossa.

      @CarlaNogueiradaCruz@CarlaNogueiradaCruzАй бұрын
    • Tamo junto... Seja vc mesmo, não precisa se prejudicar para agradar ninguém.

      @LucasGomes-nl6tm@LucasGomes-nl6tmАй бұрын
    • Tem ainda quem diga q somos narcisistas. Que estamos querendo toda a atenção pra gente se fazendo de vítima e coitado

      @TheGreed1992@TheGreed1992Ай бұрын
    • Pior de tudo é ser julgada como louca que fica inventando história, mimada, vitimista, egocentrica. Bahhh

      @analufigueiredo@analufigueiredoАй бұрын
  • Gente o autismo é um espectro, não é porque um autista tem determinada dificuldade que o outro também vai ter, eu por exemplo sou autista nível 2 e não tive atraso de fala, mas vc acha mesmo que o médico me deu esse diagnóstico e nesse nível atoa? Só Deus sabe o que eu passo nessa vida, não consigo ir pra escola, não tenho amigos, não saio de casa sem apoio de alguém, não consigo ficar muito tempo no culto da igreja, além do autismo sou tdah, tenho discalculia, dislexia, ansiedade generalizada, e não recebo o suporte necessário na escola mesmo com laudo, tenho muitos parentes que não acreditam que sou autista só porque não tenhodeficiência intelectual, por tanto não me entendem, tenho crises sensoriais de autoagressao, ces acha que minha vida é fácil é, só porque eu não me encaixo na sua caixinha ideológica do que é autismo? Me poupe as pessoas me olham durante uma conversa mas nem imaginam a minha dificuldade pra estar lá, entendem suas expressões e trocadilhos, mas também de que adianta dizer que tem esses transtornos e ninguém saber o que eles são?

    @MariaClara-lb2rg@MariaClara-lb2rgАй бұрын
    • As pessoas têm raiva da ideia de que alguém com autismo possa ser tão inteligente quanto, ou até mais que elas. Sempre que vêem um caso de autismo sem retardo cognitivo, mordem as costas.

      @nobodyharder6575@nobodyharder6575Ай бұрын
    • Como nós leigos e cidadão comum saber que uma pessoa é autista? Principalmente adultos ou mesmo crianças? Pelos depoimentos narrados aqui é muito sofrimento. Tenho um irmão que é muito inteligente e não se bem na vida. Trabalha com serviço braçal e tem muita capacidade para não trabalhar com isso. Eles falando aí sobre neuropsicolos mas são profissionais muito caros.

      @denisecpferreiradenuzza9520@denisecpferreiradenuzza9520Ай бұрын
    • As pessoas autistas precisam se unir, pois é muita gente que se diz do bem e fica julgando o sofrimento alheio com base em aparência, pra elas as pessoas que são autistas deveriam estar entrevadas numa cama ou algo do tipo. Sou autista grau de suporte 1, meu prejuízo na vida foi de grau 2. O sofrimento interno, rigidez, hipersensibilidade e dificuldade de socialização sempre foram muito fortes, mas seguimos… Graças a Deus tem lados positivos também, como: interesse restrito, que no meu caso é Deus e estudos, isso sempre me rendeu muitos frutos. Hoje sei que tenho que me adaptar, não é tudo nem qq ambiente que me convém,pois as crises como meltdown ou shutdown são barreiras que temos que evitar. Desde criança f sofri com insônia, ansiedade, dificuldade na escola, exclusão de grupos sociais (de todos), depressão, ingenuidade e rigidez. Porém, quem paga minhas contas sou eu, e não mais me forço a estar em ciclos de amizade não inclusivos, faz parte do espectro sofrer e ter prejuízo em algumas áreas , já tentei de tudo pra pra ser aceito, pra ser “normal”, mas não com o sucesso que os outros quereriam(é horrível tanto esforço pra quase nenhum retorno), limitei-me às pessoas que realmente gostam de mim independente de me acharem esquisito, tenho sempre a amizade de Jesus e Maria, não mais me sinto só ,hoje sou feliz, carrego minha cruz, sei das limitações , taquei um fod@-si pra quem não tá nem aí pra mim e tenho uns 2 amigos que me entendem e respeitam (também tenho 1 filho e uma esposa). Por causa do interesse restrito, pouca coisa me é necessária pra ser feliz e não busco uma vida idealizada … Sei muito bem das minhas capacidades (inclusive me considero vencedor, pois tudo que almejei na vida eu consegui), porém me respeito e respeito nuuuito minhas particularidades e dificuldades. A vida é um xadrez… e o Rei, no meu tabuleiro, não me deixa perder o jogo!

      @viniciushott-1988@viniciushott-1988Ай бұрын
    • O autismo está aí para demonstrar o quanto precisamos evoluir como sociedade. Estamos atrasados ao menos uns 50 anos nesse tema.😕 Ainda assim, que bom que estamos tocando nesse assunto.

      @danilorochsi@danilorochsiАй бұрын
    • so existe autismo severo, o resto é chamar atenção, esses clase média nao tem mais o que fazer

      @gatitotomandoagua1314@gatitotomandoagua1314Ай бұрын
  • Descobri esse ano, aos meus 27 anos, que sou autista. Sofri demais... Quando descobri me perdoei por tantas dificuldades que tive na vida. Pais, observem seus filhos...

    @amandanicaeli@amandanicaeliАй бұрын
    • Cuidado pra não se autosabotar por enaltecer um tipo de vitimismo.

      @wilsonsouza7720@wilsonsouza7720Ай бұрын
    • @@wilsonsouza7720 verdade... Se vc fala assim é pq não sabe oq sofre um autista... Detesto vitimismo!

      @amandanicaeli@amandanicaeliАй бұрын
    • Esse é um dos principais benefícios do diagnóstico. O conhecimento liberta.

      @danilorochsi@danilorochsiАй бұрын
    • Não tente usar masking pra agradar a pessoas que nem estão nem aí pra você ou pelos prejuízos que vc sofreu, não é vitimismo seu não. Infelizmente algumas pessoas são ignorantes, acham que pra vc ser autista vc tem q ser muito esteriotipado. Faça as pazes com vc e se adapte às suas limitações, pois no final das contas, quem paga seus boletos é vc, não esse povo que desmerece seu sofrimento

      @viniciushott-1988@viniciushott-1988Ай бұрын
    • Como o rótulo foi importante para que vc se aceitasse?

      @renatob.santiago1444@renatob.santiago1444Ай бұрын
  • Eu vejo hoje em dia um grande número de diagnósticos de autismo para pessoas completamente normais, mas que tem um problema ou outro (como todo mundo), e isso prejudica muito a imagem do Autismo, pois muito Autista precisa de suporte sério, mas essa banalização de diagnósticos está banalizando o Autismo como um todo. Sou professor e de uns 2, 3 anos para cá começaram a aparecer muitos alunos autistas, mas que levam vidas completamente normais, falam bem, tiram notas boas, tem amigos, namorado, mas que por causa de alguma característica são diagnosticados como autistas. Uma aluna minha diagnosticada com autismo diz que não suporta ver gente mastigando perto dela, e por isso precisa de suporte. Sério? Uma menina completamente normal, mas que tem um laudo de autismo. Hoje na escola onde estudo é tanto aluno normal com laudo de autismo que a realidade é que os professores nem se importam mais, o que é muito ruim para a imagem do Autismo em si. Se continuar assim, daqui a pouco todo mundo vai ser considerado autista, e quem vai pagar o preço é aquela pessoa que é Autista “de verdade” mas não vai ter o suporte que precisa por causa dessa banalização. Minha prima, por exemplo, uma pessoa completamente normal, não tem nenhuma dessas características que eles falaram, mas conseguiu um laudo de Autismo e hoje não pega fila, estaciona em vaga preferencial. Acho estranho uma pessoa não poder pegar fila mas poder ir todo dia pra academia.

    @luba5740@luba5740Ай бұрын
    • Então autismo somente nível severo? Você já conversou com sua prima sobre os motivos para fechar o diagnóstico dela? Ou ela própria que fingiu ter autismo pra ter algum benefício? Autismo é muito amplo, e me estranha vir se um professor com uma fala assim.

      @profsolgueimer@profsolgueimerАй бұрын
    • @@profsolgueimer para deixar claro, eu sou TOTALMENTE a favor de suporte para quem tem autismo e necessita dele, mas, justamente por esses casos “leves” de autismo terem tantos diagnósticos, nós, professores, não conseguimos dar o suporte necessário que essas pessoas precisam. Eu tenho mais ou menos 400 alunos, tem turma que tem 5 alunos autistas (se for somar os com TDAH, TAG, TOD, Depressão, deve chegar a uns 40%). É humanamente impossível dar atenção a todas esses alunos, é uma infinidade de relatórios, quem nem temos tempo de fazer. Daí tem aquele autista que tem todas as características faladas na entrevista, e tem aquele autista que vai em festa, namora, é cheio de amigos, mas não consegue fazer prova pq não consegue ficar muito tempo sentado, eu tenho que fazer uma aprova adaptada pra cada um, como eu consigo dar atenção pro autista que realmente precisa do meu apoio , pq senão ele não estuda, se também preciso dar apoio pra outro que o meu apoio não faz muita (acho que nenhuma, pra ser sincero) diferença na vida dele? Me assusta um professor não saber como é isso na prática e como isso está prejudicando a realidade de quem realmente necessita de apoio

      @luba5740@luba5740Ай бұрын
    • Enfim um comentário são!

      @viniciusvmrx2845@viniciusvmrx2845Ай бұрын
    • Eu penso da mesma maneira! Eu sou uma pessoa que sempre tive dificuldade em socialização, faço amizade só depois de conhecer a pessoa, me sinto bem esgotado dependendo de reuniões sociais que frequento . Além disso, qualquer evento preciso ser informado antecipadamente, para me preparar psicológicamente para o mesmo. Aí vejo relatos de outras pessoas diagnosticadas com autismo nível 1, e devido a essas características, parece que me encaixo também, mas nunca procurei especialista. Vejo que essas coisas é que me moldam, eu sou assim, e sempre me adaptei. Parece que, qualquer pessoa introvertida já é diagnosticada com autismo grau 1, sendo que precisa apenas de adapção. No seu comentário você colocou sobre uma aluna que não pode ficar sentada mais de 20 minutos. Mas são muitos que não gostam de ficar sentado por muito tempo? Eu acredito que tem situações que o indivíduo precisa se adaptar ao meio, e não ao contrário. Daqui a pouco, cada aluno vai ficar assistindo a aula o tempo que "aguenta".

      @RocksBN@RocksBNАй бұрын
    • Esses tempos eu vi uma pessoa q entrou em um consultório e já saiu com diagnóstico de autismo, em uma sessão de 50min nem isso, existe uma banalização grande, junto com falta de ética de alguns profissionais.

      @Willpolita@WillpolitaАй бұрын
  • Difícil é encontrar quem é "normal" hoje em dia.

    @felipejunio9112@felipejunio9112Ай бұрын
    • sim, mo porre esse mundo tá né

      Ай бұрын
    • Pq estamos avançando no mapeamento genético e já conseguimos identificar várias características. Fora que o avanço da medicina no geral também. O que é ótimo, porque dá pra otimizar tratamentos e procedimentos de estudo de forma individualizada.

      @diogofarias1822@diogofarias1822Ай бұрын
    • ​@@diogofarias1822 Aí q entra a questão do que é a "normalidade", traços de transtornos todos vamos ter, mas isso significa que de fato temos um transtorno? O ser humano é complexo, e querer sempre se encaixar em um laudo por algumas características q podem ser provenientes de hábitos ou até mesmo da própria personalidade da pessoa, está banalizando quem realmente tem um problema. A vida não é perfeita, não será feliz sempre, todos nós vamos ter algumas limitações, problemas no decorrer dela e isso não significa necessariamente que temos um transtorno. Isso é tão irritante...

      @samkurosaki@samkurosakiАй бұрын
    • @@diogofarias1822 Mais importante que descobrir que há um problema, é descobrir qual o motivo de sua existência. Pq no ritmo que a coisa anda, não vai demorar pra 100% das pessoas terem algum problema mental. (Do meu ponto de vista, quem não se aceita homem ou mulher, também tem algum problema mental/social, em um nível muito elevado, mas virou crime falar disso. Chamam de "homofobia")

      @felipejunio9112@felipejunio9112Ай бұрын
    • @@samkurosaki Muito boa sua visão. Penso o mesmo. Aos 35 anos, meus pais moravam em um barraco de 3 cômodos e tiveram 4 filhos. Nunca tive fartura, mas também nunca me faltou nada. NUNCA vi minha mãe deprimida, nem querendo separar do meu pai, por que só tinha dinheiro para comida, pra mais nada. Nunca vi meu pai deprimido quando ficava desempregado. Hoje o que vejo são famílias desestruturadas, filhos que só tem mãe ou só o pai. Gente fraca que reclama de tudo. Gente que acha que se não está feliz 24 horas por dia, tem que sair do emprego, trocar de cônjuge, mudar de cidade, mudar de pais, mudar preferencia sexual... Gente que não suporta estar errada ou ser contrariada. Que não aguenta rejeição. Uma geração de 'bunda mole' multiplicada pela 10 potência.

      @felipejunio9112@felipejunio9112Ай бұрын
  • Observe suas mãos, seus pés e nada, nem tocaram no assunto do título. 😂

    @vevilin@vevilinАй бұрын
    • Valeu por avisar. Me poupou tempo!

      @alineboaventura8483@alineboaventura8483Ай бұрын
    • Ela comentou por cinco segundos sobre andar na ponta dos pés e movimento com as mãos

      @Sabrina-bee@Sabrina-beeАй бұрын
    • ​​@@Sabrina-bee e aí justificaram o título😂

      @labarra4537@labarra4537Ай бұрын
    • Eu também fiquei curioso com o título, porque tenho uma filha autista e levei ela num médico geneticista por indicação da neurologista dela e na consulta ele olhou todos os dedinhos dela, das mãos e dos pés e a cada deddo que ele analisava fazia anotações num papel. Fiquei bem curioso sobre isso. Bom dia.

      @oa7389@oa7389Ай бұрын
    • O editor deve ter algum nível do espectro

      @rogeriojr679@rogeriojr679Ай бұрын
  • Tem uma sensibilidade auditiva muito forte. Meu filho, foi diagnosticado erradamente...Quando muito bebezão , quando atrás do carro e o buscava do colégio, se eu ligasse o som do carro, ele colocava os dedinhos nos ouvidos, e falava quase chorando - : delisga mamãe, delisga! Enfim , na adolescência foi diagnosticado com autismo brando ..É muito inteligente e desenha muito bem. Foi para um Colégio normal. Formou - se em Engenharia, e muito bom em artes desde muito criança..

    @SandraRoussenq@SandraRoussenq24 күн бұрын
    • A dedicação da mãe é do pai ajudam demais ma evolução dessas crianças maravilhosas.

      @mariaaparecidarezendegomes4954@mariaaparecidarezendegomes495422 күн бұрын
    • Meu filho Giovanni já completou 42 anos .

      @mariaaparecidarezendegomes4954@mariaaparecidarezendegomes495422 күн бұрын
    • Fui diagnosticado com TEA nível 1 há poucos meses, e nunca tive essa hipersensibilidade auditiva... Os sintomas são outros. Tem certeza que o autismo dele é brando?

      @TulioDF@TulioDF22 күн бұрын
    • Não aceite estereótipos para seu filho. Ele apenas possui características próprias. O autismo é apenas um nome para aqueles que vivem da "ciência " se julgarem muito espertos. Haja visto estudiosos do passado que faziam lobotomia e prescreveram cocaína como terapia.

      @Saleteherminia@Saleteherminia20 күн бұрын
    • Eu tenho TEA nível 1 e tenho sensibilidade auditiva severa, dependendo do dia, se eu to perto de uma crise, então depende. É um espectro mesmo, ​@@TulioDF

      @stephanie0lima@stephanie0lima18 күн бұрын
  • Sou autista nível 2. Recebi o diagnóstico fazem 3 meses. E já tenho 66 anos. Também sou bipolar. Estou fazendo terapia e tratamento com psiquiatra.

    @ednasilva2674@ednasilva267428 күн бұрын
    • Vixe Maria

      @angelaborcezi680@angelaborcezi68026 күн бұрын
    • Observo o qto é comum o atraso/demora no diagnóstico.... muito triste....😢

      @carmosinaheringerfontolan8450@carmosinaheringerfontolan845026 күн бұрын
    • Antes tarde do que nunca, se conhecer é a melhor coisa para viver bem, desejo a você bons médicos, boas pessoas para que orientem seu autoconhecimento.

      @beatrizumbelino5414@beatrizumbelino541424 күн бұрын
  • Meu ex aluno com 4 anos. Nivel 3....Mas ele falava demais, corretamente, com argumentos pra tudo. Questionador, carinhoso, afetuoso....O que tinhamos que cuidar em sala: não tem noção de perigo (corria na frente do balanço em movimento, motivo de um dos acidentes em patio) e como tem ToD junto, nao gostava de receber negativas, entao eu dizia nao, usando reforços positivos pra que ele nao desorganizasse...ex: quero ir ao patio agora! Eu dizia: Agora, preciso que voce me ajude a acordar os colegas, pra gente tomar café da tarde juntos e apos, vamos olhar qual espaço do pátio estará disponível pra nós, e entao iremos pra lá fazer a atividade e depois, brincarmos juntos! Ele acatava pois eu nao dizia "nao"...entao era nessa parte que eu precisava de monitora comigo, para ajudar a cumprir o combinado, acalmar e cuidar na hora das brincadeiras do pátio...Ele inclusive, começou a gravar videos contando histórias, pois eu usava todos os dias hora do conto e musica, para nossas atividades diarias...

    @analicerr1@analicerr125 күн бұрын
    • Que frase grande que ficava rs

      @priigomes1819@priigomes181923 күн бұрын
    • Sensacional. Mas você, sendo professora, ou acatou uma orientação de terapeutas, ou buscou sozinha por esse entendimento. É assim que queremos que a sociedade pense sobre o autismo: pessoas diferentes como todos somos uns dos outros, mas com algumas características nada comuns, como as da maioria mas que, com conhecimento de todos, conviveremos sem grandes sofrimentos diários, com respeito aos que parece "frescura e xilique", evitando crises desnecessárias aos nossos autistas, e aprendendo muito com eles. Parabéns professora. ❤

      @AnaLucia-jt2jy@AnaLucia-jt2jy22 күн бұрын
    • Adorei está sua estratégia,muito inteligente...

      @denisermmoreira@denisermmoreira16 күн бұрын
  • Meu filho todinho!! Rsrs ele é autista nível 2 de suporte. Atualmente ele esta fazendo muitas terapias e evoluindo muito!! É o melhor presente que Deus me deu! 🫶🏻

    @viniciusazevedo7612@viniciusazevedo7612Ай бұрын
  • As vezes identificamos sinais,mas não encontramos um bom profissional que ajude.

    @angelicapaz9305@angelicapaz930512 күн бұрын
  • O vídeo não fala nada sobre mãos e pés mas é bem interessante. Eu já levei minha filha numa neurologista que pediu uma RM do cérebro q acusou lentidão das sinapses cerebrais, mas a médica disse que como o cérebro estava em formação (ela tinha uns 6 anos), precisaria fazer um acompanhamento. Já fez acompanhamento psicológico com 2 psicólogas e nunca foi diagnosticada mas sinto que ela é autista. Um fato curioso é que ela na fase de alfabetização começou a esquecer as letras e sílabas. Embora a escola tenha aprovado, fiz ela repetir de ano em outra escola e ela aprendeu a ler. Me irrita pq ela, agora aos 14 anos, é bem dependente de mim para coisas bobas, bem reservada, não gosta de barulhos e nem de muitas amizades. É como se eu tratasse uma adolescente "normal" com regalias.

    @user-sf8lt3py6n@user-sf8lt3py6n15 күн бұрын
  • Lucelmo é um cara que domina demais as questões do autismo e tem extrema boa vontade em ajudar

    @janainaassis535@janainaassis535Ай бұрын
  • Eu simplesmente adorei os convidados... A forma como falam é clara como água. Super simples e super precisos. Parabéns aos convidados e ao entrevistador ❤ 🇵🇹🇵🇹

    @anasofiasilvamoreira3135@anasofiasilvamoreira3135Ай бұрын
  • Parabéns pela matéria Igor. Esse é o tipo de conteúdo de valor que salva em meio a tanto lixo postado diariamente nas redes. 💎

    @EcranIO@EcranIOАй бұрын
  • Parabéns Igor. Muita qualidade na entrevista. Entrevistados maravilhosos.

    @charlenebarrosfrancisco9870@charlenebarrosfrancisco9870Ай бұрын
  • O mundo não é solidário com as mães!!! 😢 muito triste!

    @brasileirosnaaustria3255@brasileirosnaaustria325521 күн бұрын
  • Obrigada Igor, por essa oportunidade, através da sua voz, que alcança muitos, de trazer ESCLARECIMENTO e conhecimento pra população Brasileira. Muito, muito obrigada 🧠

    @anelizamedeiros5243@anelizamedeiros5243Ай бұрын
  • Tenho esposa, filha e neta autistas. Todas extremamente inteligentes e adoráveis. Esposa e filha diagnosticadas depois da minha neta, que tem oito anos.

    @heliomoraes45@heliomoraes45Ай бұрын
    • Caraca. Que doideira depois de tanto tempo. Show

      @joaopedroferreira2767@joaopedroferreira2767Ай бұрын
    • Eu estou desconfiado que sou autista também.

      @helderarcanjo85@helderarcanjo8527 күн бұрын
  • Pra quem ainda nao "entende" o nivel 1 de SUPORTE. Sao pessoas que NAO conseguem socializar. Se eu for numa festa eu nao consigo socializar. Nao consigo ficar por ficar. Nao vejo maldade em receber uma carona d um estranho q conheci na festa (oq ja me fez ser abusada). Nao entendemos ironías e por isso ou achamos q estao falando mal d nos dr verdade ou que oq era sinseridade era ironia. Nunca sabemos. Oq nos poe em risco de amizades e relacionamento conflituosos q perjudica e MTO o autista. Levando a aumentar grau de suporte. Na faculdade e trabalho. Muita pressao, muita pessoa falando ao mesmo tempo....isso irrita. Ate ir a um local como shopping e devastador. Oq diagnosticam como fobia social ou ansiedade generalizada e ate panico (meu caso) era autismo. Entao. Julguem menos. Os autistas nao sao deficientes so precisam de apoio emocional e pessoas verdadeiras. Se nao vai com a cara. Nao aproxime. Se nao quer lidar com um autista. Lide com seu preconceito!!!

    @jessicasilveiracleto@jessicasilveiracletoАй бұрын
    • Também não consigo me relacionar com um grupo de estranhos em um ambiente. Também não consigo ficar por ficar. Na infância, eu odiava a escola pq sempre caia numa turma muito bagunceira (Antes eu pensava que era pq eu não gostava de estudar, mas desde que tenho meu próprio computador, eu passo muito mais tempo nele estudando do que fazendo qualquer outra coisa). Meus sentimentos por vc ter sido abusada, e espero que vc tenha se libertado das amarras da culpa ou de qualquer outro sentimento negativo.

      @wilsonsouza7720@wilsonsouza7720Ай бұрын
    • Na verdade o nivel 1 sao as que conseguem, mas depende de cada um , afinal nenhum é igual ao outro

      @walterpaula9187@walterpaula9187Ай бұрын
    • @@walterpaula9187 Eu ate consigo mas depende do dia e como esta o ambiente. Se sao do mesmo grupo de interesse, ex: msm banda que curto. Msm curso. Msm trabalho. Etc

      @jessicasilveiracleto@jessicasilveiracletoАй бұрын
    • Eu tinha dificuldade só conseguia bêbado, foi assim q virei alcoólatra 😅😅 n bebo mais, tomo escitalopram e bup e quando sei q é algo q vai me causar mto nervoso tomo um diazepam..

      @MatheusMoreira-fn6vj@MatheusMoreira-fn6vj29 күн бұрын
    • Falou tudo! A questão da socialização é somente se haver um grupo seleto com o mesmo interesse ou mesmos propósitos...caso contrário fazemos nem questão 😂 Nem sofremos kkkk

      @ccintialima@ccintialima29 күн бұрын
  • Tenho 46 anos. Cresci me sentindo inadequada perto de pessoas. Tenho dificuldade em realizar ações simples pra muitas pessoas, como falar em público, por exemplo. Mas aprendi a disfarçar. Tão bem que ninguém acredita no quanto sofro com tudo isso. Mês passado tomei coragem para, pela primeira vez na vida procurar um psiquiatra especialista em autismo em adultos. Apenas comecei a explicar minha situação e lá, numa única consulta, nos primeiros 15 minutos, o diagnóstico: Você não é autista! Você tem características de personalidade, mais nada. Assim. Sem exames neurológicos, sem chance de uma investigação mais profunda, sem dó nem piedade. Com insinuações de que eu queria afastamento do trabalho, de que eu estava mentindo e afirmações de que os diagnósticos estão banalizados e que eu teria que ter todas as características pra ser autista. Me senti acusada de fingimento pra obter algum privilégio. Mas não é isso o que estou procurando. Acredito que tenho o direito de saber porque durante toda a minha vida, me senti diferente das outras pessoas. Se não for autista, quero saber se me enquadro em outra síndrome. Agora pretendo procurar outro profissional, um que saiba o significado da palavra empatia. Mas temo ser humilhada outra vez.

    @SimoneProf@SimoneProf24 күн бұрын
    • Procure outro profissional, com certeza!

      @elseportilho9701@elseportilho970124 күн бұрын
    • Tenho um filho com 48 anos. Com muitos sinais de espectros leve? e muitas características que agora conheço. Autismo. Quando ele tinha uns 12 anos, levei ele ao médico pois tinha muita ansiedade. E o médico disse que era da cabeça. E mais nada. Fiquei desapontada e sem saber o que fazer. Levava no psicólogo que tbm não sabia nada. Tinha muitas "manias" pra época e muitas qualidades. Aos 16 anos montou um computador completo e operava em MS Dos. Eu nunca tinha visto e nem conhecia computador. Mas sobreviveu.

      @valderessesousaramosdasilv2815@valderessesousaramosdasilv281523 күн бұрын
    • Infelizmente é assim mesmo, moça. Me encaminharam pra neurologista devido a convulsões, sou autista e precisei usar o laudo pra ser atendida logo porque eu tava tendo crises e eles não estavam respeitando o horário, a NEUROLOGISTA nem deu atenção ao trabalho dela só ficou me acusando de usar laudo pra benefício de ser atendida logo, perguntando se eu tava satisfeita de ter furado fila e os escambau e eu lá tendo uma crise sensorial ferr4da e ela mandando eu tirar o abafador de ouvido. Ah te lasc@r esses medicuzinhos de m&rd@. Não se afete com isso não, procure algum que saiba fazer o próprio trabalho

      @Gably2@Gably223 күн бұрын
    • Minha primeira filha tem 23 anos é autista nivel 2 de suporte, minha história é muito parecida com a de vocês, filho planejado, pediatra não identificavam nada, e somente a escola que percebeu.

      @marisabento7376@marisabento737622 күн бұрын
    • Infelizmente estes medicos de hoje parece que não sabem nada,meu caso não é o mesmo seu,mais estou mesmo pagando consulta particular ou pelo plano eles teem dificuldade de interpretar um exame e mandam a gente procurar psiquiatra e a gente sofrendo com a doença,mesmo mostrando em resonancias. Falo sempre que minha próxima consulta sera com veterinário,pois os doguinhos são melhores atendidos que nós.

      @aparecidadasgracasferreira2877@aparecidadasgracasferreira287722 күн бұрын
  • Nossa, que enrriquecedor, não sabia muitas dessas coisas, parabéns Igor pela escolha do tema e também dos convidados.

    @julianodefreitasfrancinell3201@julianodefreitasfrancinell3201Ай бұрын
  • Parabéns as professoras e a escola. Raro encontrar escolas com tamanha competência e franqueza! 👏🏻

    @danilorochsi@danilorochsiАй бұрын
    • Fui prof em escola privada por 3 anos. As escolas não são francas pq a maioria dos pais NAO QUER ouvir, não aceita, voa no pescoço do professor e se sente diretamente ofendido.

      @bfts8626@bfts8626Ай бұрын
    • @@bfts8626 isso é fato. Acredito que escrevendo as observações sobre o comportamento e orientando a família a buscar o profissional correto para o caso, sem adentrar especificamente no mérito sobre a hipótese de diagnóstico médico, deixando claro que o objetivo maior é o bem da criança, isso será de grande auxílio para o futuro da criança.

      @danilorochsi@danilorochsiАй бұрын
    • Sou professor e infelizmente o processo é extremamente burocrático, o que faz com que muitos professores "ignorem" essa condição.

      @fredaxtpor@fredaxtporАй бұрын
    • ​@@bfts8626Exatamente isso 😔

      @neuzalisboa7395@neuzalisboa7395Ай бұрын
  • Parabéns ao Talk Flow por abordar essa temática!

    @alessandromholtz5663@alessandromholtz5663Ай бұрын
  • Gente, que show! Compartilhando com muitos grupos. Gratidão! 😃

    @roseanecastro2273@roseanecastro227327 күн бұрын
  • Tenho um enteado autista nível 2. Ele já é adulto. Super anti social e só fala se ele quiser. O pior que meu marido tem alguns comportamentos de autismo. Ele é formado em 2 cursos superiores. Um dia tomei coragem e disse que ele poderia também ser autista. Ele ficou muito bravo e disse que a ex mulher também dizia, e isso é um absurdo total. A ex dele é psicóloga. E eu estudei muito o assunto. Tenho certeza, que ele é autista. Eu fico triste que ele não aceite a realidade e não queira entender melhor tudo isso. Vivemos bem, em paz, tudo certo, e eu simplesmente aceito essas rotinas cansativas que é bem característico no autismo.

    @ednak.@ednak.Ай бұрын
    • Mas se está tudo bem, o que adianta querer diagnosticar agora?

      @dianavivasdeoliveira9636@dianavivasdeoliveira9636Ай бұрын
    • @@dianavivasdeoliveira9636 pois é. Agora deixa quieto.

      @ednak.@ednak.Ай бұрын
    • Para homem é mais difícil pq a mulher em si já é “cobrada” a socialização. Meu marido não tem autismo mas eu sempre achei a desatenção dele mais alta que o normal. Pedi p ele se consultar com psicólogo alegando que ele estava estressado ou ansioso. Com muita resistência ele fez e o psicólogo diagnosticou TDAH. Encaminhou para o neuropsiquiatra e agora ele toma medicação.

      @catharinesantanna@catharinesantannaАй бұрын
    • Cuidado para não acabar com seu casamento. Não tem nada pior do q ser taxado como “louco” por quem a gente ama. Taxar alguém de autismo faz a pessoa ficar “impregnada” com todo um estigma pela sociedade. Se o seu marido é totalmente funcional, cuidado ao justificar o seu desconforto com um suposto autismo dele.

      @fabricio1803@fabricio1803Ай бұрын
    • @@fabricio1803 as vezes o cara realmente tem e se relacionar com uma pessoa Autista/TDAH não tratado e não diagnosticado é um peso enorme. é dificil, então não é "engole e aguenta" e se ele não tratar os problemas dele, também acaba relacionamento. Falar que a pessoa tem traços, não é taxar de louco. caras inseguros com a propria sanidade que ficam putinho

      @luizhenriqueschweitzer8575@luizhenriqueschweitzer8575Ай бұрын
  • Sempre culpam nós mães que é falta de estímulo. No início eu ficava calada, mas agora já respondo com toda convicção que não é o caso. Pois sei o quanto estimulo ele e não adianta

    @gabriellejoannemedeirosara7001@gabriellejoannemedeirosara700114 күн бұрын
  • Ótima entrevista Igor, muito interessante o assunto. a entrevista fez eu querer estudar melhor sobre o assunto.

    @raqueletarcisio@raqueletarcisio29 күн бұрын
  • Excelente entrevista. Muito útil e importante. Minha filha foi diagnosticada aos 21 anos e foi libertador para ela e para mim. Sofreu muita injustiça por cobranças e auto- cobranças indevidas. Quanto antes puder ser diagnosticado, melhor.

    @rtcosta10@rtcosta10Ай бұрын
    • mmmmmmmmmmn,mimimi do inferno.....transformaram o mundo em doente.....todo mundo tem tdh....todo mundo eh autista....a única coisa que a sociedade realmente virou, foi em zumbis burros, sem raciocínio próprio...completamente manipulados.

      @novatretatube6308@novatretatube6308Ай бұрын
    • Me descreveu! 👏👏👏

      @user-er6md3rj3b@user-er6md3rj3bАй бұрын
  • So o flow pra trazer um podcast desse cheio de informações e assuntos super importantes pra sociedade

    @caiaabreu850@caiaabreu850Ай бұрын
  • Já desconfiava que o Keanu Reeves era autista . Obrigado pela palestra Keanu .

    @henriquecarvalho1397@henriquecarvalho1397Ай бұрын
    • mimimi do inferno.....transformaram o mundo em doente.....todo mundo tem tdh....todo mundo eh autista....a única coisa que a sociedade realmente virou, foi em zumbis burros, sem raciocínio próprio...completamente manipulados.

      @novatretatube6308@novatretatube6308Ай бұрын
    • po cara kkkkkkkkkkkk

      @LeoShadows2@LeoShadows2Ай бұрын
    • Obrigado Igor 👏 Keanu aprendeu bem o português, até com sotaque..

      @ranugo@ranugoАй бұрын
    • Você tá enganado, esse é o Marcus Jeeves.

      @RSousa-ru7xi@RSousa-ru7xiАй бұрын
    • Keanu Reeves é dislexo

      @GeorgeNascimento08@GeorgeNascimento08Ай бұрын
  • Dois ícones da nossa comunidade, ambos atuando de formas diferentes, mas com grande expressividade para a causa autista. Orgulho em dizer que votei na Dep. Andrea (acho que foi a primeira vez em que alguém que votos foi eleita rs), acompanho seu trabalho como parlamentar e estou muito satisfeito com a seriedade e persistência com que ela batalha, principalmente por aqueles com menos recursos. Dr. Lucelmo me ensinou muito sobre autismo e ciência com seus vídeos!

    @LucasGomes-nl6tm@LucasGomes-nl6tmАй бұрын
  • Obrigado a quem avisou para que eu não perdesse mais o meu tempo, pois na fase da minha vida em que estou, o fator tempo é tudo de mais importante.

    @luizdesantannasalles277@luizdesantannasalles27723 күн бұрын
  • Sobre o meu comentário abaixo: Obrigado as pessoas que se abriram e criaram um diálogo, sobre as pessoas com TEA que também responderam. Eu só coloquei minha opinião, não disse que sou especialista e não estou dizendo que porque lido com um autista nível tal, que inviabiliza o autismo dos demais! Gente, interpretação de texto, por favor! E quem não concordar com a minha opinião, tá tudo certo! Somos humanos e podemos opinar, trazer nossas experiências, vivências e tudo mais!

    @lucas1819@lucas1819Ай бұрын
  • Obrigada p informações .🎉

    @neusaricardosantos4387@neusaricardosantos438724 күн бұрын
  • Muito bom e esclarecedor, principalmente para pessoas que não conhecem nada sobre TEA. A explicação sobre os niveis de suporte bem clara alem da lista de comportamentos observaveis e a sinalização de que uma pessoa com TEA os pais precisam investigar se são também. Não é coisa de outro mundo. Apenas um modo de ser , estar, ver, sentir, interagir e perceber o mundo. ❤ Parabéns. Esse tipo de pod cast informativo faz a diferença.

    @tarotquintessencia137@tarotquintessencia13728 күн бұрын
  • Gostei D+ desse episódio! Aprendi muito com vocês 3! Sou pedagoga e arte educadora quase me aposentando. Vou encaminhar esse episódio p/ outras pessoas conhecidas. Gratidão 🎉

    @clauredavid5777@clauredavid577727 күн бұрын
  • Conteúdo rico e maravilhoso . Parabéns

    @helainevianna6086@helainevianna6086Ай бұрын
  • Eu descobri o TDAH ha dois anos e foi um ALÍVIO, porem a depressão e o burn out vieram um ano apos a descoberta por um fim de relacionamento de seis anos e meio. To pra iniciar o desmame da sertralina MAS visitarei uma Psiquiatra privada em Julho porque preciso fazer uma anamnese. Infelizmente, apos mta leitura e estudo e cada dia mais auto isolamento, conforto na solidao, manias, neuras e micro loucuras e crises de ansiedade...vejo que nao sou normal. Olhando hoje pro passado, sei mais ainda com ctz que preciso de acompanhamento. A primeira vez que me senti sóbria na minha vida foi tomandi sertralina...desmamo em um mes. Vamos indo

    @bfts8626@bfts8626Ай бұрын
  • Excelente materia!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    @user-ic6fu8zo8n@user-ic6fu8zo8nАй бұрын
  • Achei excelente eles falando todas as idades das pessoas❤❤❤ maravilhoso 👏🏻👏🏻👏🏻muito obrigada pela explicação

    @tacolima25@tacolima254 күн бұрын
  • Estou passando pelo processo de diagnóstico e tem sido bem difícil, hoje entendo muitas coisas que fiz na vida (minha forma de ser) por me entender como autista. Sou aluno de psicologia e me formo em julho, estudei bastante sobre autismo por conta de pacientes na clinica ate associar que na realidade eu poderia ser um, iniciei o meu processo com a psiquiatra que é referencia na cidade onde os dois testes e rastreios deram dentro do espectro e passei para a neuropsicóloga onde estou aguardando os resultados dia 23. Sendo bem sincero, vou ficar triste se o meu diagnóstico não envolver o autismo pois enxergo perfeitamente o meu por que de ser e agir no mundo nesses 22 anos de vida..

    @rafaeldeaquinocintra9488@rafaeldeaquinocintra9488Ай бұрын
    • Pois é! O pessoal fica falando em "não rotular", mas muitos de nós só teremos sossego depois de um diagnóstico, de sabermos o que temos!

      @shirleylainequeirozdonasci684@shirleylainequeirozdonasci6848 күн бұрын
  • Ótimo papo. Conteúdos assim, DEVERIAM fazer parte de programas de "reciclagem" e "atualização" para professores DENTRO DAS ESCOLAS, EVENTOS, SEMINÁRIOS, GRUPOS etc. É condição, NÃO doença. O cérebro neuro atípico, é como um aparelho que roda com "sistema operacional" diferente.

    @liliah4829@liliah4829Ай бұрын
  • Muito importante qdo há um diagnóstico acertivo pois é libertador para o indivíduo.

    @margaretidiasuyeda9864@margaretidiasuyeda9864Ай бұрын
  • Parabéns pelo entrevista. Já salvei o vídeo. Trabalho nessa área e desconfio que faço parte do espectro autista.

    @gilsonoliveira5659@gilsonoliveira5659Ай бұрын
  • Eu meu marido(eramos considerados estranhos,pois já adultos nós dois conversando vemos essas características, mas soubemos disfarçar e imitar para evoluir e o nosso afilhado também já os nossos filhos são mais de ficarem isolados e sempre temos que incentivar a sair para verem a realidade apesar de entrarem em conflito os neurologistas e os psiquiatras já me disseram que é para a vida toda( mas creio em Deus que vão ter uma vida quase que normal, pois se eu e o pai deles se adaptamos a imitar as pessoas para as coisas boas e sobrevivemos graças à Deus desde a minha adolescência.🙏🥰🙌. Nosso filho e nossaa filha somos todos autistas. Sendo que para o meu filho tem 23 anos desde que nasceu eu via que tinha alguma coisa errada com ele chorava e olhando para algum ponto fixo, não sentava sozinho e tinha que escorar com almofadas e quando passou a sentar batia com a cabeça repetidamente no chão abria as pernas ou parede grades, mesmo dandoas mãos a ele ele dava um jeitode escapar e correr (e eu desesperada o abracava e o pedia para parar pois ele ia se machucar e graças à Deus só foi até uns dois anos de idade). Mas a correria enlouquecedora pelas ruas os dois nos deram muitos sustos de quase serem atropelados( por isso que não se deve julgar as pessoas que colocam tipo uma mochila com uma guia presa e que falam que é uma coleira de criança se eu tivesse na época da infância deles comprado acho que eles tinham se machucado menos. Apesar de andar cedo e falar cedo não abraçavam e até hoje não gostam de estar na rua nem em aglomerações e abafador de ruído ou fones sempre tem que ter. Os cubos mágicos os deixaram mas calmos e com melhor concentração. Quando pequenos pilhas de copos, carrinhos o mas velho me deixava encucada pois era diferente das brincadeiras das outras crianças e sempre os incentivei com brincadeiras em conjunto e os três só brincavam juntos sendo que brincadeiras infantis para a idade dificuldade de trabalhos na escola até hoje, fazem provas no setor especial isolados, manias com as mãos, perguntando sempre se podia beber água ou ir ao banheiro até mesmo para as avós e tias e para quem não acreditava ou não acredita até hoje pensavam e pensam que eu era ou sou rígida com eles e o mas velho já a alguns anos entendeu que no ensino médio não pode ficar enterrompendo a aula dos professores para pedir para ir ao banheiro é só se levantar e ir. Triste mesmo é eles não conseguirem ir sozinhos aos lugares e comprarem um lanche pois já tentamos várias vezes e eles se recusam falar com estranhos e comprar comida. Muitas vezes se eu estiver passando mal tenho que escrever e eles pelo menos amostram o papel ao vendedor. Pelo menos isso e vão juntos com medo de sair sozinhos e próximo de casa para longe eles tem o passe especial que dá direito a um acompanhante e eu tenho que ir junto. Já tentei várias vezes que vinhessem da escola sozinho mas quando apareceu pedintes eles entraram em desespero e já até foram atropelados ano passado e na faixa de pedestres e o pilantra fugiu mas graças à Deus só foi escoriações pelo corpo poisas mochilas de Deus os protejeram de baterem com as cabeças ( e o KZhead ontem me sugeriu uma reportagem do Japão sobre as mochilas que são uma proteção para evitar que se bata com a cabeça em uma queda, pois eles veem tanta coisado Japão e sabem muitoda língua japonesa e não admitem na frente das pessoas. (mas Deus enviou uma mulher em forma de anjo que os socorreu.(Que Deus a abençoe). Sismam que estão sendo perseguidos. Mas Deus está a nos olhar. 🤲🌟 Resumindo Autista não tem bula certa algumas características são quase iguais para todos, mas não quer dizer que vamos ter todas as características e quando estamos em casa resaltasse as características pois como não tem pessoas para nos julgar pelo comportamentos estranhos eles se balançam gritam e riem estranhamente sem se controlar e eu me isolou por que o barulho é excesso de luz me irrita me embrulho no edredom sei que vou ficar quieta para poder recobrar as minhas energias e conseguir saber o que fazer, pois não é só asperg são várias outras coisas que temos e tomo chás e como muitas coisas naturais pois temos também alergias e os vários medicamentos que passaram para nós já quase nos levou à morte( por reações alérgica) e o mas velho pensamentos depressivos então remédios só em extrema necessidade. O Amor de Deus está em Nós. 💗

    @ANYNHACOSTAESILVA@ANYNHACOSTAESILVA22 күн бұрын
  • Fui diagnosticado só aos 9 anos, sempre preferia algo relacionado a astronomia do que interagir com os outros. E para interagir, eu imitava os personagens nos desenhos, pq nunca sabia o que dizer

    @Otioaranha@OtioaranhaАй бұрын
    • .,.mimimi do inferno.....transformaram o mundo em doente.....todo mundo tem tdh....todo mundo eh autista....a única coisa que a sociedade realmente virou, foi em zumbis burros, sem raciocínio próprio...completamente manipulados.

      @novatretatube6308@novatretatube6308Ай бұрын
    • E onde tá a dificuldade nisso?

      @carloshenriquebarros9912@carloshenriquebarros9912Ай бұрын
    • Que pergunta?

      @wyshenyuha@wyshenyuhaАй бұрын
    • ​@@carloshenriquebarros9912autista ou é 8 ou 80. Ou sabe muito, tem grande habilidade em algo e outras habilidades tem dificuldade, tipo assim. Quando convive com as pessoas, chama atenção, é taxado como chato, esquisito ou doido.

      @Mommies7777-Antihaters@Mommies7777-AntihatersАй бұрын
  • muito bom!! adorei!!

    @andreakossatz7925@andreakossatz7925Ай бұрын
  • Muito bom esse corte. Vou assistir tudo.

    @fabir.l.9799@fabir.l.9799Ай бұрын
  • Eu tenho um irmão autista DE VERDADE!!! Sei o que uma mãe passa com um filho autista, o quanto de situações difíceis é preciso lidar. Mesmo hoje, ele com seus 40 anos, viver ainda é algo COMPLICADISSIMO para ele, sempre precisando de alguns auxílios e cuidados. Então ouvir de alguém que VISIVELMENTE não tem dificuldade NENHUMA falar que é autista, chega até ser ofensivo

    @leojiu@leojiuАй бұрын
    • Mas se vc falar isso, logo vão vir tentar te cancelar. Eu penso exatamente igual a você, essas pessoas “autistas” no fim só servem para banalizar o Autismo e prejudicar pessoas como o seu irmão e vocês da família dele

      @luba5740@luba5740Ай бұрын
    • @@luba5740 Verdade. E sabe o que é pior? É que meu irmão nem é um grau muito elevado de autismo, é considerado até leve e mesmo assim o mundo já é completamente diferente para ele, visivelmente já não é uma pessoa "neurotipica" Ou seja, é dali para pior, então é meio que TER CERTEZA que esses "diagnosticos" são completamente equivocados.

      @leojiu@leojiuАй бұрын
    • Pior, pintam um mundo que simplesmente não é possível pra um autista de verdade. Não é nem questão de ser pessimista, mas é que os faz se sentir ainda piores vendo como até mesmo na própria "categoria" que eles se encaixam, eles são diferentes. O que mais tem no instagram é autista que tem namorado, vai pra festa, tem ciclo social e faz faculdade. Sendo que pra um autista o simples contato visual já é como levar uma fac4da.

      @kennedysilva5074@kennedysilva5074Ай бұрын
    • @@kennedysilva5074 ninguém aqui tá discordando que seja ruim ter uma característica assim, mas a questão é: é justo colocar uma pessoa que não gosta de ficar muito tempo sentada ou que não gosta que mastiguem perto dela na mesma categoria de uma pessoa que precisa de cuidados intensos, muitas que não falam, tem deficiência intelectual e outros problemas graves? Todo mundo tem suas características, tem seus problemas, a questão é, eles são tão sérios a ponto de poderem ser comparados com uma pessoa com problemas sérios e que não conseguem viver sem apoio?

      @luba5740@luba5740Ай бұрын
    • Autista de VERDADE? Então vc acha que o autista nivel 1 não precisa de suporte nenhum ? O Autismo tem expectros,o nivel do autismo 3 por exemplo precisa de um suporte maior mas isso não invalida os outros níveis do autismo. Você ouviu muito bem que autistas do nivel 1 tem altas probabilidades de cometerem suicídio,sindrome de anciedade depressão,muitos passam por muito sofrimento psicológico se entopem de remédios etc. Não tem essa de "autismo de Verdade" não relativise o softimento dos outros.

      @domingues8098@domingues8098Ай бұрын
  • Só soube de fato o que era autismo com o diagnóstico do meu filho sem nunca imaginar nem saber que sempre fui autista tb

    @saymonpossenti8934@saymonpossenti8934Ай бұрын
  • Quando meu filho foi diagnosticado com o autismo, senti muito, mas meu filho nos surpreende a cada dia com seu equilíbrio e organização

    @luizcandido-fn6ee@luizcandido-fn6ee19 күн бұрын
  • Gente, é importante citar os nomes dos convidados na descrição dos vídeos, especialmente pela importância da discussão. Parabéns pelo bate-papo!! Muito bom!❤

    @fadaparadis@fadaparadis27 күн бұрын
  • Quanto mas eu vejo sobre autismo, eu mais me identifico. No começo dos anos 2000 eu passei por psicólogo e psiquiatra. E falaram pra minha mãe q eu não era normal e que precisavam investigar e q iam fazer exames, q eu tinha q ser acompanhada. conclusão minha mãe disse q eu já era adulta e q ela tinha q viver e vida dela e meu pai já não era presente. Falo com eles quando eu procuro por eles. Eu por aqui tentei lidar com as minhas agonias q são muitas, não consigo ir ao médico, não consigo pedir ajuda e tantas outras coisas. Comecei a perceber q por msg eu me consigo falar mais. Mas me forço a falar, mas me agonia

    @alynealves9024@alynealves9024Ай бұрын
    • Eu adotei a filosofia de viver um dia de cada vez para que a 'coisa' se torne mais suportável. Tenho problemas com datas comemorativas principalmente no Natal e no aniversário, sinto uma agonia terrível e fico irreconhecível para mim mesma isolada num abismo profundo de onde é difícil voltar. 🥀🕳️

      @Silvana-ej4sv@Silvana-ej4svАй бұрын
  • quando criança não me relacionava com ninguém de fora e até hoje nunca consegui fazer amizade 😢, vivia no meu mundo, apesar de ser uma das melhores alunas. Era chamada de “abestalhada” pelas minhas irmãs. Eu era vulnerável, pois não tinha amizades , vivia sozinha. Cresci assim, amizade só com minhas irmãs. Quando criança ouvi muito que eu era muito “ mansa “ , muito calma. Passei pela faculdade sem amizade. Um dia una colega disse: vem interagir. Todo mundo tinha juntado as cadeiras. Menos eu. Olhei ao redor e estava numa ilha, cercada de cadeiras vazias. As pessoas não gostavam de mim, sem querer eu falava coisas q elas consideravam absurdo, como eu falava aquilo. Só q para mim era verdade, n entendia pq não poderia falar. Mas detalhe: só estou desconfiando há uns meses, depois q assisti a alguns vídeos. Recentemente, em família, comecei a falar uma coisa na frente das pessoas, fui muito criticada pq alguns fizeram sinal p mim e eu não entendia. Meu filho me alertou sobre eu poder ser. Tive prejuízo social? Sim, e ainda tenho. Principalmente no trabalho.

    @toaqui5098@toaqui5098Ай бұрын
    • Sou assim mas não autista, apenas asocial (não ter vontade de socializar)

      @arthursacramento6585@arthursacramento6585Ай бұрын
    • Me vi em você. Passei por momentos assim. Sobre falar algo que não podia, fiquei curioso, pois já falei algo que magoou, mas não era a minha intenção. Hoje penso bastante antes de falar. Estou trabalhando nessa área como educador e penso que posso ser bem útil aos que têm laudo e aos que não tem.

      @gilsonoliveira5659@gilsonoliveira565929 күн бұрын
  • Que ótimo encontrar um programa como esse que aborda assuntos que muitas vezes nós país não cons3guimos entender. Talvéz voçê pode ser a minha boca no próximo talk show e fazer a minha pergunta. Minha filha é autista e ela tem desenvolvido bastante em todos os aspectos como: ela tem facilidade de aprender outras línguas nós falamos português e holandês en casa e por causa do meu filho do meio eles vêem muitos programma's en inglês na televisão, e ela fala português entende tambèm fala holandês e agora tambèm inglês. Mas é um falar se ouvir e emitar, porque na verdade ela não se comunica, está começando aos poucos interagindo. Mas o porquê que um autista neste caso não se comunica ? Aonde é que está o problema, ou o que é que atrapalha? E ela tambèm tem a capacidade de aprender bem as coisas. Ja está aprendendo a matemática e nós estamos muito felizes. Mas a comunicação ainda é um problema.

    @Laytchm8994@Laytchm899428 күн бұрын
  • Meu neto teve suspeita de autismo mas, era falta de estimulo mesmo. Mas, depois de um tempo e muitos problemas, foi diagnosticado com tdah. Graças a Deus, minha filha fez mestrado, doutorado e pós, na unifesp e entrou em contato com uma colega da Unifesp, que indicou uma doutoranda dela para a avaliação e terapia. A psiquiatra tb tem ligação com centro de referência. Meu genro descobriu, com 49 anos, que é autista e superdotado.

    @Cecibenassi@Cecibenassi14 күн бұрын
  • Referência no RIO DE JANEIRO, Renata Mousinho Fonoaudióloga CRFa 6386-RJ Prof. Titular UFRJ. Doutora e Mestre Linguística e Pós-doutora Psicologia UFRJ. Formação Psicomotricidade, ISRP-Paris.

    @veracarvalho9432@veracarvalho9432Ай бұрын
  • Tenho uma conhecida, que o filho dela já tem 4 anos e ele é muito esperto, porém ele tem muita dificuldade na fala e a mãe, se recusa levar até mesmo ir em um fonoaudiólogo. Imagina para demais

    @IDEIASWOW@IDEIASWOWАй бұрын
    • Cara eu tenho 27 anos e a falta do fonodiologo me atrapalhou muito na vida e me trouxe várias insegurança

      @sterfesonmoreiravieira9114@sterfesonmoreiravieira9114Ай бұрын
    • Essa mãe não ama seu filho, quem ama cuida! o Preconceito dela e orgulho fica acima do filho, um absurdo, falo como mãe também de uma criança de 4 anos que não fala, há mais de dois anos já levei em diversos profissionais, fez terapia mais ainda não fechou laudo devido tpt.

      @Paulinha878@Paulinha878Ай бұрын
  • Ótimo vídeo! Mais conteúdos como esse!

    @Lebensfreude@LebensfreudeАй бұрын
  • Excelente entrevista

    @lucy2447@lucy2447Ай бұрын
  • A importância de Professores preparados.

    @MaikolSouza@MaikolSouzaАй бұрын
    • A importância de país preparados para aceitar o que a escola encaminha. Professores estão preparados faz tempo! Só lembre que a pré escola e até 9 anos é dever de cada município treinar seus professores. Ensino médio e estado.

      @VWS860@VWS860Ай бұрын
    • @@VWS860 Concordo, "Professores estão preparados faz tempo" diria que alguns. Entretanto toda via, Direito do povo dever do Estado, nunca será.

      @MaikolSouza@MaikolSouzaАй бұрын
    • @@VWS860não generalize. Tive uma professora cruel que inclusive deixou sequelas emocionais em mim e outras crianças que não sabíam escrever direito, na pré escola. Ela era literalmente uma psicopata da pior espécie, e ninguém sabia, até que eu coloquei a boca no trombone.. e ela finalmente foi desmascarada por uma criança de 5 anos (no caso eu) Mas isso foi um caso isolado, não posso generalizar. Assim como vc tb não.

      @Felicia520@Felicia520Ай бұрын
  • É preciso cuidado nos modismos e controlar o uso excessivo do celular que mães jogam telefone na cara de bebês isso vai atrasar todo o desenvolvimemto da criança. Fora os casos muito específicos é preciso muito cuidado com o diagnostico de autismo.

    @user-yu4zq1dy5r@user-yu4zq1dy5rАй бұрын
    • Sim, por isso só faz o diagnóstico quem é neurologista ou psiquiatra. Eles tem todo um método. Minha menina foi diagnosticada no aniversário de 2 anos na primeira consulta. Essa desconfiança com o método de diagnosticar vem pq é clínico, só com " sintomas", não tem um exame que comprove, não quer dizer que não exista. Demorei um pouco para aceitar o diagnóstico por esse motivo, mas foi muito importante. Depois de muita terapia minha filha voltou a falar aos 4 anos.

      @tatianamilaniratusznei8291@tatianamilaniratusznei829127 күн бұрын
  • Deveria ter um grupo de maes com crianças autistas/ hiperativas/ etc/ para apoio as crianças e aos pais/ pois as mães sofrem muito/ devido a rejeição dis filhos na sociedade!

    @elianalage234@elianalage23418 күн бұрын
  • 1) A alimentação saudável, feijão, arroz, ovo ou um pedaço de carne( gado, frango, peixe) 3 tipos legumes, 3 verduras, variar. 2)atividade física como natação, entre outras, e extremamente importante, desde os primeiros anos de vida. Futebol Para adolescentes e adultos academia ou futebol ou dança/ dança gaucha Essas atividades trabalham a socialização brincando. 3) água de acordo c a idade. 4)Sono, chá de camomila, meditação 2 min, c 5 respirações profundas, c ou sem música. Contratar uma professora de séries iniciais, desde o pre, no turno inverso a escola. 5)Rezar em família, em grupo. 6) Amor e limites, respeitando a individualidade de cada um. A música, aprender a tocar um instrumento musical, taekwondo, artes marciais, outros. Brincar c animais, galinha, ramnster, coelho, outros. 🇧🇷🎹🎼🎤🪗🐠🦜🐤🦤🦮🐦⚽🎾🥅♟️🎳🎨🪘🎺

    @ledamauri1582@ledamauri15825 күн бұрын
  • muitos aspectos apresentados me identifiquei, porém não fui a um especialista para poder fazer um exame corretamente para saber

    @Zero-ss3wj@Zero-ss3wjАй бұрын
  • Vejo um monte de pessoal falando aqui sem saber o que é Autismo, tenho um filho nivel 1 de suporte e sabemos o que passamos, todos os dias e uma luta diferente, existe crises, existe dificuldades, não fala o que vocr não conhece. Sendo mãe de Autista nivel tenho muito medo do que meu filho irá enfrentar na vida adulta.

    @alinemenezesamaralcarvalho4151@alinemenezesamaralcarvalho4151Ай бұрын
    • Mãezinha te entendo perfeitamente

      @familiatdahautistasurdezlibras@familiatdahautistasurdezlibrasАй бұрын
    • O certo era nem ficar caçando comentários na internet

      @rogeriojr679@rogeriojr679Ай бұрын
    • Eu também, sinto tudo isso. Sou mãe de um autista.

      @vivianedeoliveiraalves1784@vivianedeoliveiraalves1784Ай бұрын
    • Seja apoio e suporte dele, ele vai precisar e muitas vezes não vai ficar bem em pedir. É sofrido, não pela condição em si, mas pelo julgamento da sociedade, a invalidação é tremenda.

      @vaolliva@vaollivaАй бұрын
    • Cheio de gente passando atestado de ignorância

      @luciacoelho6177@luciacoelho6177Ай бұрын
  • Sofri muito para receber o diagnóstico da minha filha, ela tem um QI alto, o que dificultou o diagnóstico. Ouvia barbaridades, desde que cozinhava mal, pois a seletividade alimentar dela era grave, até que minha filha era manipuladora. Na escola os professores acharam que minha filha de 7 anos tinha depressão 😂. Enfim, o diagnóstico nos deu um super alívio, é extremamente desafiador, principalmente quando qualquer coisa sai da rotina, as crises são sempre difíceis, quase impossível convencê-la fazer algo fora da rotina, mas é prazeroso vê-la vencer os desafios. Desconfio que eu também seja autista, pelo hiperfoco, sensibilidade aos cheiros e texturas, falta de noção de espaço e tempo, dificuldade e angústia em socializar... Enfim, vamos vencendo 😅❤.

    @discipulosnoarado6338@discipulosnoarado6338Ай бұрын
  • Eu acho que a categoria “síndrome de asperger” deveria ter continuado.

    @micheldolagoamaro8306@micheldolagoamaro8306Ай бұрын
    • As mudanças de nomenclatura ocorreram mais por pressão de questões sociais relacionadas à rótulos que critérios puramente médicos, pois há muitas formas distintas de dar nomenclaturas para diferentes aspectos do TEA. Inclusive a própria definição de espectro.

      @GiulianoBarcelos@GiulianoBarcelosАй бұрын
    • Também acho que deveria ter continuado. Pq com isso evitaria essa falsa sensação de banalização e real banalização do espectro. É com o se os Asperger fossem os culpados por todos acharem que o TEA está se tornando modismo

      @brunamonteiro4197@brunamonteiro4197Ай бұрын
    • Faz sentido eles mudarem a nomenclatura depois de ter visto a história por trás do nome Asperger...

      @lynx9519@lynx9519Ай бұрын
    • Concordo. Asperger tem algumas características do autismo nível 2 e 3, mas é bem diferente, muitas vezes disfarça, passa como não neurotípico.

      @Mommies7777-Antihaters@Mommies7777-AntihatersАй бұрын
    • ​@@lynx9519Esse cara era médico nazi.... Por isso mudaram e você tem razão.

      @ExpertMagalhaes@ExpertMagalhaesАй бұрын
  • Interação social é determinante? Tenho 42a e não consigo me relacionar com ninguém. Não q as pessoas sejam ruins ou eu chato com elas, sou que perco o interesse nas amizades e relacionamentos rápido demais. Também, qualquer barulho me irrita bastante, seja de pessoas conversando; crianças correndo ou a vizinha conversando ou meramente abrindo a persiana.

    @pauloparma1996@pauloparma1996Ай бұрын
    • bom investigarr. assiste os vídeos do Lucelmo. ele tem vários que falam das características que precisa ter pra ser considerado autista

      @lilicabr@lilicabrАй бұрын
    • É possível Paulo, bastante possível, que vc esteja no espectro. Me identifico 100% e recebi o diagnóstico esse ano.

      @anelizamedeiros5243@anelizamedeiros5243Ай бұрын
    • Eu também tenho dificuldade para socializar. É um misto entre o desejo de ter e o tédio de possuir. 😢 Quero muito a companhia de alguém, mas quando aproxima, não sei o que fazer...

      @user-fi5nw5eh7p@user-fi5nw5eh7p29 күн бұрын
    • Sim mas essas características devem começar na infância

      @tatianamilaniratusznei8291@tatianamilaniratusznei829127 күн бұрын
    • Sou exatamente assim.

      @mariliarocha8191@mariliarocha819120 күн бұрын
  • Parabéns pelo conteúdo! 😊

    @priscilaleaodias8323@priscilaleaodias832317 күн бұрын
  • Eu conheci um autista que sabia os itinerários dos ônibus e as empresas que operavam em cada bairro do Recife.

    @miquiles0791@miquiles079112 күн бұрын
  • Tenho uma filha de 1 ano e 5 meses que aconteceu igual. Com 1 aninho ela perdeu quase todo progresso social e fala. Logo em seguida vieram todos os sinais mais conhecidos como flapping, ponta dos pés, não responde pelo nome, não faz contato visual etc. Já começamos um acompanhamento, agora é só nos manter firmes.

    @SaltyHoldy@SaltyHoldyАй бұрын
    • De 1 a 3 anos de idade, acontece a chamada poda neural,e mais tarde, acontece outra poda neural que é de 11 aos 15(mulheres) e 12 aos 15(homens). Fui diagnosticada recentemente Asperger (autismo nível 1) e TDAH. O autismo sempre foi complicado na vida social(nossa ingenuidade atrapalha muito nesse mundo de pessoas maldosas,sofri muito bullying) e o TDAH sempre se manifestou como uma leve desatenção,mas piorou bastante nós meus 14 pra 15 anos e desde então me atrapalha em muitas coisas na vida, porém só agora fui saber que era isso(com certeza piorou nessa poda neural da minha adolescência). Atualmente trato de comorbidades de depressão e ansiedade(quanto mais tempo demora o diagnóstico,maior a possibilidade dessas comorbidades).

      @lolitadepoisdos30blog81@lolitadepoisdos30blog81Ай бұрын
    • siga Dr Thiago Castro, ele é pediatra especialista na área.

      @Paulinha878@Paulinha878Ай бұрын
    • Com a minha foi igual, depois da poda neural ela parou de falar, olhar, apontar, etc.... Diagnóstico veio no aniversário de 2 anos. Hoje com 4 ela voltou a fazer tudo, lógico que com muita terapia. Um conselho que dou, leia, leia artigos científicos, cuidado com médicos/terapeutas sensacionalistas pq nesse meio querem arrancar todo dinheiro que podem, se a criança não criar vínculo com a terapeuta , muda de terapeuta. Se a terapeuta estiver dando tela muda de terapeuta. Não tenha medo de mudar de terapeuta. Importante não parar a terapia, mas precisa ser um momento de qualidade com pessoas que saibam o que estão fazendo.

      @tatianamilaniratusznei8291@tatianamilaniratusznei829127 күн бұрын
  • Tem pessoas que se fazem de autistas, isso é triste pq banaliza as coisas e desmerece quem realmente tem autismo 😕

    @glauciogoncalves7832@glauciogoncalves7832Ай бұрын
    • como assim?

      @user-xj5fx8zp6l@user-xj5fx8zp6lАй бұрын
    • Qual seria a lógica disso? Pq diabos alguém se esforçaria pra parecer "deficiente" aos olhos de uma sociedade ignorante que não tem a menor ideia do que é o autismo?

      @nobodyharder6575@nobodyharder6575Ай бұрын
    • @@nobodyharder6575 na Internet virou modinha pra chamar atenção, ter autismo e ou tdah, na vida real é complicado, mas na Internet dá muitos seguidores, isso é um fato.

      @Juuuh.b@Juuuh.bАй бұрын
    • É pq hoje virou moda dizer que tem algum transtorno

      @anymiranda2394@anymiranda2394Ай бұрын
  • Eu tenho um filho autista nv1 ....e ele é um amor de filho e muito inteligente....carinhoso....sorridente...mas quando fizeram o diagnóstico nem me abalou....graças a Deus.....

    @leandrogarcia8343@leandrogarcia834318 күн бұрын
  • Nossa...fiquei impressionado com o conhecimento que esses dois pais adquiriram em relação ao problema de seus filhos; isso mostra o quanto o autismo é preocupante...

    @orlandosilva9520@orlandosilva9520Ай бұрын
    • A gente passa de não saber nada de autismo e andar na rua e reconhecer os autistas. Sou mãe de autista

      @biancacpwp5623@biancacpwp5623Ай бұрын
    • Ele é da área da saúde, acho que psicologo... tem um can aqui no KZhead Luna aba, se não me engano

      @carinarodriguesdecastro8722@carinarodriguesdecastro8722Ай бұрын
  • Eu tive um aluno na Ed infantil, que não tinha interação em sala, um dia descobri que ele sabia ler, escrevi ÁRVORE ele leu, fui com ele la fora e pedi que encostasse em uma😮e ele não sabia o que era uma, a mãe dele entrou em depressão quando depois de 2 ano saiu o diagnóstico 😮😢

    @marysnogueira2524@marysnogueira2524Ай бұрын
  • Para que? Se eles chegaram a conclusão que todos somos autistas? Triste é ver que eles propriamente não sabem!

    @emiliacamposdasilveira4208@emiliacamposdasilveira420823 күн бұрын
  • Escola boa essa gente. Com meu filho, fui eu quê bati o pé dizendo quê tinha coisa errada. Quando veio o diagnóstico, chorei chorei muito. Passei 5 anos na luta pra ele começar a receber o tratamento adequados no colégio. E logo depois fui eu quê fui diagnosticada.

    @carolina_salgueiro@carolina_salgueiroАй бұрын
  • Eu e meu marido descobrimos e recebemos nossos diagnósticos depois de meu filho ser diagnosticado.Eu e meu filho somos nivel 1 e com altas habilidades, e meu marido é nivel 1 com deficiência intelectual. Eu fico super triste quando leio determinados comentários relativizando o sofrimento e questionando laudos de quem tem nível 1 e " parece" normal. A gente sofre demais, se esforça horrores pra poder fazer o que se espera da gente, e se consegue( mesmo desabando quando fica sozinho ou chega em casa( ou se entupindo de medicações) se consegue ,acham que nâo temos nada.. E se não conseguimos é porque nâo nos esforçamos o suficiente.. é terrivel.. ser atípico até entre os atipicos.. é se sentir sem lugar no mundo. Acaso alguém iria querer viver assim? 😢

    @canaldameimei@canaldameimeiАй бұрын
    • Todo mundo é autista pra alguns médicos.

      @carloshenriquebarros9912@carloshenriquebarros9912Ай бұрын
    • Agora todo mundo que quer se sentir especial fala que é autista, ou se autodiagnostica ou força um diagnóstico... virou um tipo de super poder.

      @Rafael-ww1kf@Rafael-ww1kfАй бұрын
    • ​@@Rafael-ww1kfme fala uma vantagem em ser autista.

      @danilorochsi@danilorochsiАй бұрын
    • @@Rafael-ww1kf Já eu daria tudo pra levar uma vida normal.

      @canaldameimei@canaldameimeiАй бұрын
    • Porque muito dos "normais" não prestam

      @arthursacramento6585@arthursacramento6585Ай бұрын
  • Ou seja, não podemos confiar em qualquer pessoa que estudou medicina. 😂 tomem nota.

    @italocelani@italocelaniАй бұрын
    • Vdd

      @lilicaDiaz@lilicaDiaz27 күн бұрын
  • Cada ser humano tem sua maneira, forma e jeito de ser. Todos se encaixam no mundo. ❤

    @jocosta3340@jocosta334017 күн бұрын
  • Tive muitas dificuldades , muitas mesmo, lembro de ir para uma balada e voltar esgotada, meus amigos se divertindo e eu ficava muito tempo no banheiro fugindo das pessoas e do barulho, queria ir pelos amigos e sofria lá. Hoje tenho pouquíssimos amigos e interação, e sei que isso e não sofro mais. Respeito minha natureza e não tenho mais as crises de ansiedade, pânico. Depressão tá muito menor e não penso mais em morrer. O diagnóstico mesmo que tardio, liberta!

    @sandrarocha636@sandrarocha636Ай бұрын
  • Os comentários desse corte estao o puro suco da desinformação e preconceito! Temos MUITO o que avançar como sociedade ainda!

    @izabelat.deoliveirabraz4941@izabelat.deoliveirabraz494112 күн бұрын
  • MINHA FILHA E AUTISTA TEM 8 ANOS .LUTAMOS E ORAMOS MUITO PELOS DIREITOS DELA. A ESCOLA NOS AJUDOU MUITO SEU TUDO CERTO ❤❤❤❤

    @DanielPereira-zv9db@DanielPereira-zv9dbАй бұрын
    • Olá Daniel! Sou desenvolvedor de jogos indie. Estou trabalhando em um game para levantar a causa. O personagem principal, Damian, é autista. Ele tem crises e conta com amor e apoio de sua irmãzinha, Mel e seus amigos imaginários. Dá uma olhada. Estar no espectro é o super poder dele. kzhead.info/sun/lJidnLKZaYNmja8/bejne.html Fiquem com Deus!

      @timsouzaschannel7658@timsouzaschannel7658Ай бұрын
  • Eu fui diagnosticada com autismo suporte 2 e TDA. Infelizmente! E minha vida sempre foi muitissimo complicada com a interação social. Ora estou bem, ora fujo e me escondo de todo mundo como hj por exemplo. É muito triste, poderiam ter me ajudado antes, mas agora é tarde.

    @panteranegra4548@panteranegra454813 күн бұрын
  • Eu queria que vocês fizessem um vídeo, falando sobre as diferenças da dislexia versus autismo!

    @marciacelestebrito4311@marciacelestebrito431122 күн бұрын
  • “Ninguém quer saber dos detalhes do videogame…” então 80% dos nerds anos 90 eram autistas. Kkkk

    @davigimenes3730@davigimenes3730Ай бұрын
    • Eu desmontava e remontava tudo. Fazia ligações entre eletrônicos que só Deus sabe como dava certo.kkk...

      @JrMoral@JrMoral26 күн бұрын
  • Hoje eu tenho absoluta certeza que meu pai era autista e faleceu com 70 anos sem ser diagnosticado, e hoje tenho sobrinhos autistas e provavelmente de herança genética.

    @jefersonsilva3850@jefersonsilva3850Ай бұрын
    • Nossa, meus sentimentos. É isso mesmo, o fator genético é um dos mais fortes no TEA

      @flpReges@flpRegesАй бұрын
    • Nossa, parece que vc está narrando minha vida. Também temos quase certeza que meu pai era autista, porém nunca foi diagnosticado porque antigamente não se falava sobre isso. Ele faleceu o ano passado com 78 anos. E também descobrimos um sobrinho autista 😢 Minha irmã, eu e meu filho de 10 anos, temos muitas características tbm. Também acredito ser herança genética 😟

      @playcomplay5589@playcomplay5589Ай бұрын
    • @@playcomplay5589 hoje eu tenho 45 anos e fiquei relembrando algumas atitudes do meu pai e fico impressionado como são características autistas. E lembrei que minha tia, irmã dele, os dois netos também são autistas diagnosticados. A ciência ainda vai avançar muito nos estudos e poder explicar isso futuramente.

      @jefersonsilva3850@jefersonsilva3850Ай бұрын
    • @@jefersonsilva3850 Tomara 🙏🏻 porque não é fácil pra quem tem, vc se sente totalmente um estranho em meio as outras pessoas 😔 Sofri muito na minha adolescência, e hoje imagino que era esse o meu problema 🥺

      @playcomplay5589@playcomplay5589Ай бұрын
  • Me inscrevi por causa da entrevista esses professores autistas nos dão esperanças de que o futuro será melhor para os Tea ,assim espero

    @simoneweiss4741@simoneweiss4741Ай бұрын
  • Ótima a explicação dela sobre autismo em meninas

    @marlucyfernandessilva6764@marlucyfernandessilva676419 күн бұрын
  • Vamos lá: "prefere objetos à pessoas" - tem alguns bem mais interessantes que o que a maioria das pessoas demonstram escolher ser e mostrar "não olha quando é chamado pelo nome" - "não sou obrigado a te responder quando você quer, busque por um pet" "não segue instruções verbais" - "faço da minha maneira e tenho paixão por descobrir cada parte do processo sem regras pré-estabelecidas" "paixão por objetos que giram" - "quasares, planetas, estrelas, universo, tudo gira, um carrinho de brinquedo andando na superficie plana é monótomo" "risos fora de contexto" - humor diferenciado devido a uma maior percepção? ou quem dita o contexto, uma maioria? escolas padrões não são para esse tipo de pessoa iluminada, causa inveja e estranheza, conheço autistas com potencial de genialidade completamente estonteante, muitos se fecham e vivem dentro dos quartos, mesmo depois de velhos, mas a genialidade em diversas áreas sem uso real é algo que corrói quando ele se depara como o mundo de fato funciona.

    @user-ok7qn5od5v@user-ok7qn5od5vАй бұрын
    • Vou dar um print nesse seu comentário ❤

      @ccintialima@ccintialima29 күн бұрын
    • Percebi q algumas ‘características de autismo’ sao apenas decisões racionais tomadas por eles..

      @Pamelabbgrndnndnd@Pamelabbgrndnndnd29 күн бұрын
    • Também prefiro tratar com objetos a pessoas . Objetos não traem, são sempre aquilo. Objetos não nos agridem

      @luiscosta6675@luiscosta667528 күн бұрын
    • Pela forma como você escreve, suponho que você seja 2e.

      @norfolkm2@norfolkm213 күн бұрын
    • @@norfolkm2 era uma criança interior respondendo kkkkkk as vezes o filho dessa galera nem é autista, só que exigem dele comportamento de crianças normais bobas, enquanto o moleque querendo um piano ou violino ou algum objeto pra masterizar

      @user-ok7qn5od5v@user-ok7qn5od5v13 күн бұрын
  • Agora todo mundo tem autismo em.niveis diferentes , muito esquisito isso , ou tá tudo errado ou alguma coisa mudou e está alterando as pessoas de diferentes idades 🤔

    @andreiavenceslau6029@andreiavenceslau6029Ай бұрын
  • Eu tenho 52 anos e nunca havia passado pela minha cabeça que poderia ter autismo, mas recetemente li algo a respeito e me identifiquei com muita coisa que manifestei desde a infancia, como por exemplo a demora na fala (falei com 4 anos e falava tudo errado), andar nas pontas dos pés, não gostar de lugares com musica ou outro som alto, não gostar de multidão, eviatr contato visual, ficar repetindo mentalmente alguma frases o que muito me irritava, me irritava facilmente com reações agressivas, enfim, hoje estou em busca da verdade, digamos assim, e essa entrevista me ajudou muito. Só não sei se aqui na minha cidade consigo um neurologista que faça algum tipo de teste em adulto.

    @aleidabastos3724@aleidabastos372429 күн бұрын
  • Ano passado descobrimos que meus filhos gêmeos tinham TEA nível 1 e TDHA. Nunca desconfiamos de nada na infância. Apenas achava que eram crianças tímidas. Quando chegou a adolescência os problemas começaram a aparecer. A falta de interação social ficou muito evidente e os primeiros ataques de ansiedade apareceram. No começo achava que era algo comum da adolescência e também por causa da pandemia, por terem passado muito tempo em casa. Não era. Me sinto culpada por não ter desconfiado de nada antes. Assim poderíamos ter buscado ajuda e tratamento desde o começo da vida deles.

    @andreiafernandes9111@andreiafernandes9111Ай бұрын
  • Excelente. O meu está com 14 anos agora e só agora foi diagnosticado. Mesmo nós procurando os "especialistas" desde os 7. Pediatra e neuros falando q era só manha, falta de estímulo, mimar ou interesse direcionado. E olhe tem muito psicologia tranqueira também abandonando tratamento no meio e prolongando ainda mais essa briga. Agora quando conseguimos acerta uma psicóloga, neuro e pediatra mais sérios até mesmo eu e minha esposa tomamos indicação de investigação e tratamento. Meu filho tem hábito de dormir com coisas bem aleatórias mesmo, tipo tampa de carrafa, saco de presente e gosta de ficar encostado na parede ou deitado no chão sentindo a sensação do toque, frio ou textura e mesmo antes eu já entra ele por fazer as mesmas coisas quando criança.

    @CelsoAoryu@CelsoAoryuАй бұрын
    • Ou seja vários médicos diferentes te disseram que não é autismo, daí o primeiro que falou está certo e os demais errados. Opinião sincera, tem gente que procura pelo em ovo.

      @carloshenriquebarros9912@carloshenriquebarros9912Ай бұрын
    • ​@@carloshenriquebarros9912tem muitos médicos desatualizados, que por exemplo acham que a criança não pode ser autista se fala e responde pelo nome, por isso se um médico fala uma coisa dessas, é recomendado sim ir em outro médico, de preferência um especialista na área, assim ele vai saber melhor se é de fato autismo ou não

      @carlarostoliveira6847@carlarostoliveira6847Ай бұрын
    • É uma luta né. Comecei levar meu filho ao médico desde os 6 anos de idade e o laudo só veio aos 16! Assim mesmo porque eu fiz um diagnóstico. Fui vendo os vídeos do Lucelmo e escrevendo no word todos os traços de autismo dele. Depois a luta foi para conseguir tratamento pelo plano de saúde. E agora estou numa terceira luta que é saber se o tratamento é real ou fake. As coisas precisam mudar muito para os pais/mães não surtarem.

      @lilicabr@lilicabrАй бұрын
    • @@carlarostoliveira6847 entendi o primeiro que der o diagnóstico que eu quero é o atualizado os outros 10 que estavam errados

      @carloshenriquebarros9912@carloshenriquebarros9912Ай бұрын
    • @@lilicabr já que vc mesma tá diagnosticando já desenvolve também o tratamento. Acredito que tu seja capaz até de desenvolver a cura.

      @carloshenriquebarros9912@carloshenriquebarros9912Ай бұрын
  • Chama essa glr dnv junto com o Miguel, ia ser foda.

    @jingabriel1@jingabriel1Ай бұрын
KZhead