FALA FADS - APA Várzea do Rio Tietê: Da proteção à fraude, o olhar atento da sociedade

2024 ж. 7 Мам.
1 109 Рет қаралды

O Rio Tietê é um dos mais importantes do Sudeste brasileiro, nascendo a 20 quilômetros do litoral e, contrariando a ideia que a água segue o caminho mais rápido para o mar, caprichosamente toma rumo oposto e percorre mais de mil quilômetros antes de desaguar no Rio Paraná. Se é maltratado na Grande São Paulo, recebendo até hoje esgoto industrial e doméstico não tratados, no interior recupera sua saúde e é usado para lazer e transporte. Antes de ganhar o mundo, parte de suas várzeas é protegida pela Área de Proteção Ambiental (APA) Várzea do Rio Tietê, que se estende por quase 8 mil hectares, em 12 cidades paulistas.
Regulamentada por decreto estadual em 1998, a APA hoje está sob ameaça, seguindo o ritmo do desmonte socioambiental verificado no estado de São Paulo todo. Para saber quais são essas ameaças, o que fazer para combatê-las e a importância de preservar as várzeas do Rio Tietê, convidamos:
Gisleine Zarbietti é jornalista, ativista, integrante do Movimento em Defesa da APA do Rio Tietê (MDAPART), especialista em educomunicação e autora do livro “Memórias de Suzano - Histórias e fatos de todos os tempos, do vilarejo à cidade grande”;
Inês Paz é vereadora pelo PSOL de Mogi das Cruzes, coordenadora da subsede da APEOESP na cidade e docente da rede pública estadual, tendo atuado por 40 anos como professora de História. É uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Bernardo do Campo, sigla pela qual foi vereadora de 2001 a 2008. Desde 2005 organiza o PSOL de Mogi das Cruzes. Assina a representação contra o aterro de inertes na várzea do Rio Tietê, em Suzano, ao lado do deputado federal Ivan Valente e do ex-prefeito de Suzano, Marcelo Candido, ambos do PSOL;
Larissa Snioka Prokopowitsch é advogada há 17 anos, pós-graduada em Processo Civil e com especialidade em Direito Civil e Direito Empresarial. Atua também na área de Direito do Consumidor, especialmente em relação a planos de saúde. É filiada ao PSOL, bem como ao Sindicato dos Advogados e Advogadas de São Paulo (SASP), onde atua na Comissão da Mulher;
Paulo Emilio Carneiro dos Santos é advogado há 18 anos, pós-graduado em Processo Civil e com especialidade em Direito do Trabalho. Atua nas áreas da Justiça do Trabalho, Cível, Tributário e Direito Público. É filiado ao PSOL, bem como ao Sindicato dos Advogados e Advogadas de São Paulo (SASP), onde atua na Comissão de Direitos Humanos. Possui atuação em diversos sindicatos da capital paulista, bem como em outros Estados.
Rosenil Barros Órfão, analista de Sistemas e gestora pública, militante socialista e membro do movimento em defesa da APA do Rio Tietê.
O âncora deste debate é Robson da Silva Moreno é servidor municipal em Santo André a 26 anos. Arquiteto, doutor em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC, docente do curso de pós-graduação e militante do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santo André.
Anote aí - Fala FADS “APA Várzea do Rio Tietê: Da proteção à fraude, o olhar atento da sociedade” nesta quarta-feira, 8 de maio, a partir das 18 horas.
Para saber mais sobre a FADS, acesse nossos perfis / falafads e / fads.br . Veja todos os debates Fala FADS que já produzimos por meio da playlist • FALA FADS!

Пікірлер
  • Parabéns ótimo debate em defesa da apa do Rio Tietê

    @edmilsonbento666@edmilsonbento66611 күн бұрын
KZhead