ALIENAÇÃO PARENTAL: REVOGAR OU REFORMAR A LEI? - TVGGN JUSTIÇA (26/04/24)

2024 ж. 25 Сәу.
2 403 Рет қаралды

O mundo celebrou nesta semana o dia internacional do combate à alienação parental. No Brasil, o tema levanta discussões acaloradas. Senadores estão defendendo a revogação total da lei, sob a justificativa de que ela tem sido usada por genitores para enfraquecer denúncias de v1olênc1a doméstica ou infantil.
Para debater o assunto, o jornalista Luis Nassif recebe:
- Ariel de Castro Alves, advogado, especialista em políticas públicas de direitos humanos e segurança pública. Membro do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Presidente de honra do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo e integrante das Comissões da Criança e do Adolescente e de Ação Social da OAB-SP. Foi Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Presidente do CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
- Tamara Amoroso Gonsalves, doutora em direito pela Universidade de Victoria (Canadá), mestra em direitos humanos pela USP, advogada pela PUC-SP. Integrante do Cladem/Brasil e representante do Cladem junto ao comitê diretivo da Campanha Global por Igualdade no Direito de família. Cladem é o Comitê Latino-americano e do Caribe para defesa dos direitos das mulheres.
- Hélio Cardoso de Miranda Jr., psicanalista, psicólogo judicial, doutor em Psicologia Clínica (USP), professor do programa de pós-graduação em Psicologia da PUC-MG. Autor do livro: Um Psicólogo no Tribunal de Família: a prática na interface direito e psicanálise. Especialização Lato Sensu em Clínica Psicanalítica na Atualidade: contribuições de Freud e Lacan. É também psicólogo judicial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
O programa TVGGN Justiça é transmitido ao vivo toda sexta-feira, sempre às 18:00.

Пікірлер
  • Presenciei dois casos na minha família em que as mães se vingaram do marido, que rompeu a relação conjugal usando os filhos. E usaram tanto que, toda a raiva, o ressentimento, o amor não correspondido, o sentimento de baixa estima que sentiram pela separação do marido, foi transferido para a relação entre pai e filhos. As mães não souberam separar o próprio sentimento do sentimento dos filhos. Enquanto para os filhos, ambos os pais são importantes, para os pais isso não foi levado em conta. Os filhos sentiram o distanciamento dos pais e um deles desenvolveu câncer e veio a falecer. O egoísmo e sentimento de vingança foi maior que o amor e a sensibilidade das mães pelos filhos.

    @venus8451@venus845116 күн бұрын
  • Guarda compartilhada é um horror: expor a criança muitas vezes a duas formas distintas de educação e vivência, que pode levar à falta de limites e valores pela criança.

    @mariarosangelasigrist1034@mariarosangelasigrist103414 күн бұрын
  • Há alguns anos atrás, foi divulgada uma pesquisa onde a principal agressora de crianças era a mãe e a segunda principal agressora era a mãe dessa mãe. Essa dinâmica é colocada de lado e encoberta pelo foco onde a violência doméstica é realizada pelo homem em relação à mulher!

    @ericorodrigueslopes9605@ericorodrigueslopes960517 күн бұрын
  • um tema espinhoso e muito importante, são muitas variáveis que precisam ser analisadas, ótima discussão.

    @angelacristinapireslaranje9644@angelacristinapireslaranje964417 күн бұрын
  • Muito bom esse debate, sem dúvida precisamos de mais debates para entender o tema é a lei para não ficarmos presos a julgamentos morais.

    @lucindamorato1889@lucindamorato188917 күн бұрын
  • Alguém deveria ter avisado a senhora Tamara que a discussão é sobre o direito da criança, sobre direitos das mulheres já existem garantias à vontade e velar pelo direito dos pequeninos não os ameaça.

    @anrcalli@anrcalli2 күн бұрын
  • Psicólogos em formação, aqui ❤❤❤

    @gabes9811@gabes9811Күн бұрын
  • Cara incrível como até em uma Lei que visa o beneficio da criança (e não do pai da criança como parece) a mulher usa o argumento da violência de gênero. Vivemos uma época em que a mulher é o ser absoluto e o homem é culpado antes mesmo de ser acusado de qualquer coisa, nem mesmo criança tem direito assegurado se uma senhora achar que o seu direito está sendo ameaçado. Não se pode tomar a exceção como regra e um pai que procedeu mal não pode ser o padrão para julgar a universalidade de pais, já o caso da mãe alienar a criança do convívio paterno é o que voga nas várias de família e sobre isso basta perguntar a qualquer profissional envolvido nessa área do Direito.

    @cryptofour1359@cryptofour13592 күн бұрын
  • Nesse caso, o julgamento do juiz, necessita urgente de uma alteração no Judiciário, q tem q levar em conta tbm...uma equipe multidisciplinar q tratam as psiques, e as crianças com psicólogos mto bem preparados e especializados para ouvir a criança, e os pais...q mtos estao duebtes, ou sao narcisistas, e onde prechsa do psiquiatra tbm para essa decisão ser pro bem das criancas. Mas, a Lei é mto importante se abranger o máximo de cuidados no judiciário. Ha mulheres e homens q mentem tbm, e sacrificam seus filhos nessa disputa emocional...por serem pais e maes despreparados para a funçào e responsabilidade com os filhos menores ....pra não dizer tbm os q são narcisitas e egoístas. Há um caso em q o pai primeiro alienou a mãe e, afastou ela de seus familiares qdo se casaram Depois, tiverdm 3 filhas, e ele alienava as meninas contra mãe, q na seoaracao, a fikha naus vekha escokheu morar com ele, a 2a. Estava indo para faculdade e foi morar fora da cidade, e a cacula, era menor de 14 anos, na seiaracao, vivia com a mãe na época da separação, e o lai lutava pela guarda dela tbm, ate ora não pagar pensão. E manipulou a 2a filha para matsrem a mãe...e fazer como se fosse suicídio...e isso aconteceu. 😢

    @edilenemarx2124@edilenemarx212416 күн бұрын
  • é grava a questões familiares pedófila, violência doméstica.

    @mariaaguiar4386@mariaaguiar43869 күн бұрын
  • Em um país onde os pais já fogem das suas responsabilidades, fica ridículo pensar em uma lei para alienação parental ... ainda mais usada em processos de divórcio. Sempre a criança é que sofre.

    @luciabianconi60@luciabianconi6017 күн бұрын
    • A Lei é fundamental, e o problema é falta de especialistas da psique humana , como psiquiatras e psicólogos para ir acompanhando tudo no processo de separação, e no judiciário. Mas, a Lei é fundamental, como essa investigação do núcleo familiar pelo lado psicológico e emocional.

      @edilenemarx2124@edilenemarx212416 күн бұрын
  • Alienação parental é muito grave, vc estão citando casos de violência mas conheço muitos em q a mãe fica magoada por ter sido o marido a querer a separação e se vinga colocando as crianças contra o pai. Muuuiiittto comum!!!!!

    @94doca@94doca17 күн бұрын
    • Exatamente! E tbm vice versa! Uma questão q deve ter a participação maior da área psicológica e mental da família...antes da decisão de um juiz.

      @edilenemarx2124@edilenemarx212416 күн бұрын
    • Seja da mãe ou do pai, como pode a justiça negar o fato de serem os progenitores. Isso não é proteger a criança. Estou acompanhando o caso do filho de uma amiga que, além de concederem alienação parental com relação à ele, estão estendendo para a avó, que tbm não pode ver a neta.

      @luciabianconi60@luciabianconi6015 күн бұрын
  • Faltou o Léo Stoppa nesse debate.

    @wilsonribeiro441@wilsonribeiro44117 күн бұрын
    • Verdade! ❤

      @edilenemarx2124@edilenemarx212416 күн бұрын
    • Falta a preparação do judiciário para essa decisão, já q esses não tem acompanhamentos psicológicos e psiquiatras, para auxiliar nas decisões. E isso leva um tempo para fazer justiça, pq lida tbm com as crianças e adolescentes, sobre os dois pais tão importantes para eles. Crianças e adolescentes são facilmente manipuláveis, e imagina como ficam nisso, qdo é um pai jogando contra o outro para afastar totalmente a convivência, e privar desse amor. Pais narcisistas, despreparados, e com problemas psicológicos e mentais, podem usar mto isso...e afetavmto a criança e adolescente, e pode ser para toda a vida. 😢😰

      @edilenemarx2124@edilenemarx212416 күн бұрын
    • 😂🤢🙄

      @zerocorrentes@zerocorrentes7 күн бұрын
  • REVOGAR 👍🏻

    @zerocorrentes@zerocorrentes7 күн бұрын
  • Revogar. !!!

    @maristelalopes1473@maristelalopes147317 күн бұрын
  • Com chegada do bolsonario ficou pior essa questão de família

    @mariaaguiar4386@mariaaguiar43869 күн бұрын
KZhead