Santídio Pereira - Incisões, recortes e encaixes

2022 ж. 27 Нау.
168 Рет қаралды

A exposição "Santídio Pereira - Incisões, recortes e encaixes" apresenta 22 obras que resgatam a infância do artista em Curral Comprido, povoado próximo a cidade de Isaías Coelho, no Piauí.
Santídio mudou-se para São Paulo, em 2002, com apenas seis anos de idade. Aos oito, ingressou nas “oficinas de fazeres” do Ateliescola no Instituto Acaia, uma ONG privada, sem fins lucrativos, que atende crianças e adolescentes residentes próximo à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), onde também trabalhou. Aos 14, começou a gravar sob orientação de Fabrício Lopez e Flávio Castellan e, aos 18, se despediu do tempo permitido na ONG, determinado a ser artista.
A xilogravura atendeu aos primeiros interesses de Santídio, que desenvolveu procedimentos próprios de trabalho, como a que ele denomina “incisão, recorte e encaixe”, onde combina várias matrizes recortadas, como peças de um quebra-cabeça. São duas as séries mais representativas de Santídio: “Pássaros” (2018) e “Bromélias” (2019). Além de procurar entender os saberes populares e a relação das pessoas com esses animais, ele foi estudar biologia e mitologia. Em ambas as séries, o conjunto sensível de conhecimentos populares foi associado a um meticuloso estudo de cores, que normalmente emergem da memória visual e das sensações que o artista preserva das experiências da vida. Reconhecer a relevância dos saberes populares é tão importante quanto entender a importância da natureza no Brasil, principalmente nos dias atuais.
Mais informações em iberecamargo.org.br/exposicao/...
A Fundação Iberê realiza seus projetos através de leis de incentivo à cultura.

Пікірлер
  • Quando eu vi uma matéria de um jornal de TV mostrando o Santidio aos 19 anos apresentando uma produção bela e potente eu não tive dúvida que ali estava um grande artista brasileiro, daqueles que vem para marcar e ficar. Não se passaram nem 5 anos e olha onde ele já chegou. Essa exposição está belíssima. Parabéns Santidio, quero ter o prazer de acompanhar seus movimentos. Com certeza a sua obra vai furar o céu de tão bela e autêntica.

    @josesimoes9932@josesimoes99322 жыл бұрын
  • perfeito

    @germanoscheller5095@germanoscheller50952 жыл бұрын
KZhead