Um isentão e um esquerdista entram no bar | Ponto de Partida

2024 ж. 14 Сәу.
25 169 Рет қаралды

Está começando um afastamento entre o Centro político e a Esquerda. Esse afastamento pode ocorrer dentro da normalidade ou pode ser na base do rompimento. Alguma lição a gente precisa ter aprendido nos últimos dez anos.
_
PONTO DE PARTIDA
Segunda, quarta e sexta, aqui no KZhead.
/ meioemvideo
_
MEIO
O Meio é um canal de jornalismo independente, atualizado todos os dias. Vídeos com análise e informação, colunas de opinião, programas que vão de mini documentários a entretenimento, lives e shorts. Tudo isso você encontra aqui, no KZhead do Meio. Inscreva-se!
🏆 Assine o Meio Premium: bit.ly/meiopremium
✅ Assine o Meio Gratuito: bit.ly/meiogratis
🧑‍🎓 Conheça os Cursos do Meio: bit.ly/cursosmeio
👕 Conheça a Loja do Meio: bit.ly/lojameio
Ponto de Partida também em podcast: open.spotify.com/show/1y8ySa4...
#centro | #esquerda | #Brasil | #política | #Meio

Пікірлер
  • Nossa pesquisa anual está encerrada. Agradecemos a todos que reservaram um pouco do seu tempo para nos ajudar a tornar o Meio cada vez melhor. Obrigado!

    @Meio@Meio10 күн бұрын
  • Depois que conheci essa extrema direita me posicinei ainda mais a esquerda, coisa horrorosa esse governo Bolsonaro 😮😮😮😮

    @terezaflorentino6302@terezaflorentino630216 күн бұрын
  • Me considero de Centro esquerda, dialogo com a Centro direita e direita liberal, mas com a extrema direita não existe papo, tem que ser combatida !!

    @jrviana.pajedarenda7359@jrviana.pajedarenda735917 күн бұрын
    • Só esqueceu de mencionar que o papo com a extrema esquerda também é impossível e também deve ser combatida. Os extremos nunca são bons.

      @BHimports@BHimports17 күн бұрын
    • Respeito seu posicionamento. Só quero te lembrar que extrema direita é direita. A parte extrema é a parte onde eles tem tanto medo de comunismo que viram protofascistas. Esvaziam o conceito e atribuem qualquer coisa que não gostem à palavra. Mas no que tange o direcionamento da sociedade, a predicação da extrema direita é votar junto a direita liberal e a centro-direita em quase todas as pautas; E a recíproca é verdadeira. Se puder e quiser, considere seu posicionamento e abandone esse centro aí, camarada. Abraço.

      @renanbruno4965@renanbruno496517 күн бұрын
    • Verdade

      @ttrigo@ttrigo16 күн бұрын
    • @@BHimports Claro, mas essa extrema esquerda nunca chegou a governar o país. Isso parece até os argumentos da extrema direita querendo assombrar a população com o medo do Comunismo tomar conta Brasil...

      @ricardokleiber6362@ricardokleiber636214 күн бұрын
    • Esta postura de "combater" quem pensa diferente não parece ser de alguém que se define como "centro". Precisamos discutir, e até combater, ideias, não pessoas. Aliás, me pergunto o que vocês chamam, com tanta veemência, de "extrema-direita". Parece que todo conservador é visto por vocês como inimigo...

      @wagnerpinastoffel9470@wagnerpinastoffel947014 күн бұрын
  • Pedro, você não é isentão, você é a direita liberal clássica. E, não tem problema. Só seja claro… você tenta mascarar sua posição o tempo todo.

    @ProfessorFernandoPortugal@ProfessorFernandoPortugal16 күн бұрын
  • Pedro , sou de esquerda, mas te admiro imensamente! Divergimos, mas te admiro demais! Seguimos juntos

    @iancarmo3850@iancarmo385017 күн бұрын
  • Quem queria Bolsonaro para ressignificar a política não é ambidestro nem aqui e nem na China. Quer engabelar e tirar responsabilidade das escolhas do passado. Tem público para aqueles que quiseram ressignificar a política, então assuma e vai em frente. Ao meu ver a isenção é postulada erradamente, se as avaliações políticas e eleitorais fossem isentas várias coisas no Brasil teriam mudado. Os próprios partidos não tem interesse em descriminalizar a política e muitas vezes cerceiam projetos e agem para nao dar espaço para líderes comunitários que possam reduzir a força do capital e do crime na política.

    @titusgladius@titusgladius16 күн бұрын
  • Eu sou de centro, mas apóio o Presidente Lula e o STF porque o perigo de golpe ainda não passou.

    @joycedemellomeirelles5756@joycedemellomeirelles575614 күн бұрын
    • Que perigo é esse? Caso houvesse mesmo esta intenção, o que a impediria de acontecer? Esta me parece, mais uma vez, uma narrativa dos que detém o poder... e isso não tem a ver com direita ou esquerda.

      @wagnerpinastoffel9470@wagnerpinastoffel947014 күн бұрын
    • Todo integrante do centro sempre escorrega no colo da esquerda. Kkkk

      @ThiagoSantosdaSilva@ThiagoSantosdaSilva14 күн бұрын
    • @@ThiagoSantosdaSilva sou democrata. Jamais apoiarei um golpe de estado no meu país.

      @joycedemellomeirelles5756@joycedemellomeirelles575614 күн бұрын
  • Percebo o Pedro querendo tirar a Esquerda da caixinha e pensar diferente e aceitar a diferença, através de um debate inteligente. Mas vejo aqui que as pessoas não entendem, e ainda fazem crítica pela crítica, continuam surdos. Olha que sou de Direita.

    @alanfernandes7772@alanfernandes777216 күн бұрын
  • Ser "isentão" entre a esquerda e a direita é legítimo, ser "isentão" entre Lula e Bolsonaro ( e Lula aqui porque é o que se apresenta) é dizer que que democracia e ditadura são dois lados igualmente válidos

    @gallopolako@gallopolako16 күн бұрын
  • Nas eleições de 2010 e 2014, Marina Silva foi duramente atacada por ter um posicionamento mais centrista, pendendo para a esquerda, com programa de governo que tratava com seriedade e com viés social-democrata temas sociais como saúde, educação, distribuição de renda, energia e meio ambiente, mas com viés liberal como eixo fundamental da orientação que era dada sobre política econômica, enfim, ela conseguiu construir duas candidaturas, em 14 substituindo Eduardo Campos, que dialogavam com a necessidade urgente de racionalizar o debate, de ouvir a sociedade, inclusive propondo plebiscitos para temas complexos como aborto e maconha (uma forma de democratizar a democracia brasileira), e de colocar a bola no chão em um modelo que apostava na inteligência dos brasileiros em serem capazes de pensar no Brasil antes de defender a ferro e fogo sua ideologia. Marina insistia com o bordão de que precisávamos de um "projeto de país". Em 2014, ela quase chegou no segundo turno, só não chegou pelos ataques covardes orquestrados por João Santana, Dilma e o PT, tanto que em 2018, Marina teve apenas 1% de votos. Vale lembrar que os principais ataques a ela eram no tom de: "candidata copa do mundo", "só aparece de 4 em 4 anos", isentona, Poliana, etc. Ali, em 2014, o PT adotou uma postura de aniquilação do centro, não da direita, ou da embrionária extrema direita bolsonarista, o PT sempre quis a polarização e me parece não ter compromisso com a superação da extrema direita, afinal, é ela que alimenta a força de manutenção do PT no poder, uma vez que, se não for o PT, é o "fascismo", fato que facilita seus projetos de poder.

    @professorwilsondiniz2122@professorwilsondiniz212217 күн бұрын
    • Perfeito, Wilson. Vejo muito poucos jornalistas e analistas de política baterem nesta tecla do quão sufocante é e sempre foi o PT. Ele chegou ao poder em 2003, gostou do $abor e fez/faz de tudo para ANIQUILAR qualquer opção mais centrista e mais a esquerda, que esteja tentando propor algo novo, um caminho alternativo de governança política. Pra eles, se não for PT, é nada. É preciso ser dito com todas as letras: o PETISMO/LULISMO ajudou, e MUITO, no desenvolvimento dessa direita reacionária, que escambou nessa maluquice bolsonarista. Isto precisa ser falado. Centristas como o Dória precisam falar disso e não fingirem de sonsos.

      @AugustoReis1910@AugustoReis191017 күн бұрын
    • vou te dizer que acho que Marina e Ciro Gomes são dois injustiçados (não esse ciro gomes de agora, mas digo aquele das antigas). penso que eles mereciam pelo menos 4 anos cada, e eles teriam muito a contribuir em alguns pontos e olha que nem sou de esquerda. a ganancia do PT fez colocarem a Dilma lá e nada me tira da cabeça que os erros da Dilma, a falta de alternância de poder, uma oposição fraquíssima do PSDB, reacenderam a "necessidade" de uma extrema direita. talvez se tivéssemos marina como presidente, tivesse sido diferente... mas daí estaria ignorando as redes sociais que influenciaram o mesmo fenômeno no mundo todo.

      @PauloPauladaPower@PauloPauladaPower17 күн бұрын
    • o lulopetismo é a origem de todo o mau no brasil

      @MatheusC1729@MatheusC172917 күн бұрын
    • E pensar que as fake news começaram com o PT inventando mentiras sobre a Marina Silva, não eram mentiras de cunho pessoal, mas inventavam cenários tenebrosos com ela no Poder. Nas eleições de 2018 o PT foi vítima do veneno que inventou contra a Marina, só que numa escala muito maior. As mídias sociais potencializam as inverdades.

      @BHimports@BHimports17 күн бұрын
    • Marina foi duramente atacada, mas botar no PT o fim do centro em contexto de lava jato e manipulação da mídia dos anseios das ruas pra promover seu candidato soa anacrônico. Em parte Marina vocalizava críticas econômicas ao PT que justificavam desconfiança da esquerda, não ficava claro o quão liberal ela seria em contexto de dilema fiscal - faltou dinheiro, tira da obra, da assistência social ou do pagamento da dívida. Ao tentar surfar no neoliberalismo, deu pro eleitorado a esquerda fama de falta de pulso - oposto ao que fez Ciro

      @gmarques1527@gmarques152716 күн бұрын
  • Respeito muito sua opinião, porém não creio que esse povo já tenha se dado por vencido. Libera os tais perfis pra ver se no dia seguinte não estarão postando desinformação e discurso de ódio.

    @flordeliz3069@flordeliz306916 күн бұрын
    • Se estiverem é só cumprir o devido processo legal as claras, caso haja algum crime de fato, é claro. Qual é a dificuldade de entender isso???!! É muito bizarro, na desculpa de defender a democracia, as pessoas defendem literalmente censura prévia, que é a antítese de democracia, e ainda demonizam a liberdade de expressão, mds... O Brasil é realmente um país de esquizofrênicos slk

      @andersonrockeravenger6749@andersonrockeravenger674916 күн бұрын
  • Percebam que ele não fala que votou no Lula, mas que nunca votou em Bolsonaro e não anulou o voto. Ou seja.... kkkk Fezueli com força e agora está dando uma de moderado.

    @rafaels2905@rafaels290514 күн бұрын
    • No segundo turno ele votou contra o Bolsonaro

      @JVRabello@JVRabello13 күн бұрын
  • Se ser isentão, ou isentona, é o que o Pedro explica ali pelo nono minuto do vídeo (a partir do 8’40”), tô dentro 😊. Total!!! E que deprê eu ser tão minoritária …

    @maryhelen5able@maryhelen5able16 күн бұрын
  • Como diz o conhecimento popular: todo mundo que fica em cima do muro, quando.cai, cai pro lado esquerdo.

    @AlexStraub@AlexStraub14 күн бұрын
    • Todo integrante do centro sempre escorrega no colo da esquerda. Inclusive esse autor do vídeo kkk

      @ThiagoSantosdaSilva@ThiagoSantosdaSilva14 күн бұрын
  • Parabéns, Pedro! Um dos melhores e mais importantes Pontos de Partida que assisti até aqui! 👏

    @nishimuraraphael@nishimuraraphael17 күн бұрын
  • Maioria dos comentários endossam nitidamente a dificuldade de diálogo e compreensão de opiniões divergentes.

    @adrianonichetti@adrianonichetti16 күн бұрын
    • O "consolo" é que alguns desses perfis ao menos são pagos para fazer isso. Como aliás muitos dos trolls bolsonaristas.

      @Putukusi@Putukusi16 күн бұрын
    • Olá! Não concordo Adriano. Usando o meu próprio exemplo em discordar de você. Eu tenho a opinião contrária a essa falsa equivalência entre a extrema direita e a esquerda atual brasileira. Um dos motivos claros para isso: o PT já esteve no comando do Governo Federal por três mandatos completos e o último em que Dilma Rousseff ficou por um período, nunca ouvimos falar em tentativas de Golpe, por parte deles. Jair Bolsonaro e seus apoiadores, desde o primeiro ano que chegaram lá, começaram a articularem o Golpe que falhou no dia 08 de janeiro. Até hoje, o discurso dos parlamentares e apoiadores de Bolsonaro continua o mesmo. Acusar adversários políticos e instituições públicas sem provas, distorcer a realidade e espalhar fake news em suas redes sociais. Como dialogar com alguém que usa esse tipo de argumentos da extrema direita para defender suas ideias. Como discutir com alguém que acredita facilmente que as lojas Havan eram da filha de Dilma, segundo Zambelli, que vacina transmitia AIDS, segundo Bolsonaro, que é possível se comunicar com um celular piscando acima da cabeça para pedir ajuda aos extraterrestres num golpe político? É disso que estamos falando. Se a sensura que os Bolsonaristas dizem existir no Brasil fosse real, esse canal mesmo já teria sido banido, a Folha de São Paulo fechada, etc. Pastores, em algumas igrejas ainda falam em mamadeira de "piroca" para que seus adeptos não votem nos partidos de esquerda. É isso que eles chamam de liberdade de expressão, poder mentir, caluniar e estimular o ódio em quem pensa diferente deles. Quem complica o entendimento sobre isso só contribui 100% para eleição de parlamentares dessa linha...😔

      @ricardokleiber6362@ricardokleiber636214 күн бұрын
  • Meio, por favor, criem um programa de debate com especialistas de determinadas áreas. Há uma carência gigantesca de debates produtivos.

    @user-kt4ip7ly4l@user-kt4ip7ly4l17 күн бұрын
    • Concordo plenamente, os únicos debates que vejo ou são pessoas toscas sem embasamento ou são pessoas que concordam entre si e não há divergências de ideias, está difícil encontrar bons debates hoje

      @richard9585@richard958517 күн бұрын
    • @@richard9585 Tendi nada😂😂,o MEIO só tem ideias do MEIO,ou seja,olha a incoerência outra vez. Quer todo mundo no MEIO,aí não haverá debate,mesmo que sejam várias áreas,se o debate for de idéias,serão ideias do MEIO, então será monólogo,pois só o MEIO pauta o assunto e o MEIO fala do assunto e ainda o MEIO é quem vai comentar o assunto. AÍ NÃO.

      @laerciosilva7000@laerciosilva700017 күн бұрын
    • Agora aqui fora do vídeo,aí sim,não há um monólogo,vc fala eu critico,outro fala vc critica e outros concordam ou discordam do que falamos. Aqui nos comentários sim tem os três e sai cada briga,você sabe. Não tem muito a fazer. ESQUECE O MEIO

      @laerciosilva7000@laerciosilva700017 күн бұрын
  • Eu acho que a democracias ta em risco sim. E esse momento demanda muito cuidado na abordagem dos fatos

    @andredealcantarabrandao7367@andredealcantarabrandao736717 күн бұрын
  • Alguns pontos: 1. Você gosta de compartilhar o Huck por saber se comunicar. O Felipe Neto também é bom comunicador, você presta atenção no que ele fala e compartilha vídeos dele? Não é uma acusação, é só uma dúvida mesmo. 2. Você fez caricatura nos textos alheios e reclama do apelido isentão? Aí complica, né? 3. Discordo, o isentão não é aquele que nunca se posiciona e sim aquele que vê posições não equivalentes como equivalentes, como comparar esquerda com extrema-direita. De modo que o não posicionamento do isentão é fruto desse posicionamento de enxergar como igual o que não é. 4. Os liberais há anos tratam os esquerdistas como radicais e ignorantes, quando não como criminosos (como ocorreu durante a Lava Jato). Mas quando fica entre um liberal e a extrema direita a esquerda não fica de mimimi, veja a eleição no Rio Grande do Sul. Já em 2018 uma boa parte dos liberais aderiu ao bolsonarismo, alguns ainda estão lá. 5. Precisamos antes conversar se já estamos em tempos normais, a extrema direita ainda é forte no Congresso e entre governadores. Só a troca do PGR é muito pouco, o Aras era mais omisso que fascista.

    @Andre80922@Andre8092217 күн бұрын
  • Vídeo mais do que necessário, me impressiona depois de tudo o que aconteceu as pessoas ainda continuam reforçando a polarização. De um ponto de vista biológico, psicológico e social, entendemos muito bem o que faz as pessoas construírem um posicionamento baseado no grupo ao qual pertencem, isso faz todo sentido para sobrevivência, lutar contra isso é muito difícil, me impressiona o quão difícil deve ter sido construir um estado de direito para dissuadir uma cultura tribal baseada em honra para a democracia em que temos hoje. Mas mesmo assim ainda me vejo cético se conseguimos ultrapassar a barreira do preconceito e abrir mão do orgulho de achar que somos melhores do que o outro. O ser humano anseia por rótulos, é muito custoso cognitivamente não entender alguma coisa, o caminho mais rápido que o cérebro faz é categorizar as coisas para nos privar da angustia da incerteza do outro, ignoramos espectros em favor de um binarismo preguiçoso, e defendemos com unhas e dentes que esse castelo-sacro se mantenha de pé para que nosso mundo faça sentido, o porém a realidade não é tão simples. Passei por vários posicionamentos específicos durante toda minha vida, e todos eles parecem ter uma convicção de que sabem exatamente qual é o problema... isso só pode ser mudado se dermos uma chance para a conversa e empatia com o outro. Conviver com pessoas que pensam diferente de você, ler autores referencias de outros posicionamentos, consumir os mesmos conteúdos... etc, acredito que todos deveriam dar essa chance para si. Eu mesmo tenho posicionamentos convictos mas não uma agenda completa Do ponto de vista liberal eu defendo Fronteiras Abertas Direitos humanos universais Globalismo Livre Mercado Aborto a liberdade individual para com a homoafetividade e Ciência como a melhor solução etc.. Apesar de criticar a alta concentração de renda, carteis, ganância, e ser cético contra essa ideia de que o individuo é 100% autônomo e meritocracia Do ponto de vista conservador hoje eu reconheço o valor das tradições o valor das religiões os hábitos e costumes o valor da imagem etc.. Apesar de não ser nacionalista, ser ateu, e criticar fortemente a religião organizada onde ela não deve se meter Do ponto de vista Socialista eu correspondo com direitos trabalistas acesso publico e gratuito a bens e serviços fundamentais combate ao preconceito taxa sobre herança Cotas solidariedade (em geral) Ambientalismo etc... Apesar de criticar fortemente os movimentos sociais e seus exageros (cancelamento, anticiencia posmoderna, negação da natureza humana etc..) E ainda sim conseguem me chamar de isentão, Essas pessoas não estão interessadas em contribuir com uma solução, elas querem se auto-afirmar, elas não estão racionalizando elas estão reagindo, não pensam por si só e se orgulham disso, mas de qualquer forma é muito bom saber que existe um esforço para o dialogo aqui. Parabéns Dória aprendo muito com você

    @augusttgrassi@augusttgrassi17 күн бұрын
    • Me identifiquei com seu comentário, não totalmente.

      @marcioferreira6253@marcioferreira625317 күн бұрын
    • @@marcioferreira6253 sem problema! :)

      @augusttgrassi@augusttgrassi17 күн бұрын
  • O isentão pra esquerda me lembra muito a visão que eles têm a respeito da população negra no país: se é de esquerda, é resistência, minoria; se é de direita, é capitão do mato, token.

    @breu4832@breu483217 күн бұрын
  • Um chamado importante ao compromisso democrático.

    @AlcyrBarbinNeto@AlcyrBarbinNeto17 күн бұрын
  • Todo integrante do centro sempre escorrega no colo da esquerda. Inclusive esse autor do vídeo kkk

    @ThiagoSantosdaSilva@ThiagoSantosdaSilva14 күн бұрын
  • Engraçado que quando o Pedro descreveu o isentão eu me identifiquei 100%, porém discordo da maior parte das opiniões do Pedro.

    @marcosmcm86@marcosmcm8617 күн бұрын
  • Critério: Quando os fascistas não forem mais uma ameaça de tomar o poder atrapalhando a visão dos eleitores com base em fake news.

    @mwadriano@mwadriano17 күн бұрын
  • Huck, tal como Eduardo Leite e afins é um cara de direita (moderada) que a rigor diz ser de centro porque embora na prática repudie a esquerda parece ter vergonha de se assumir de direita. Ele nao teve sequer a dignidade de, a exemplo da sua esposa, Angelica, assumir abertamente apoio a Lula contra Bolsonaro em 2022. Em 2018, de maneira sonsa, declarou na prática apoio a Bolsonaro. O golpista tinha "a chance de ressignificar a política", segundo Huck ...brincadeira o quão Obtuso ele demonstrou ser.

    @thbastos1@thbastos116 күн бұрын
  • --Essa pecha de isentões para quem é moderado acontece porque os extremistas sabem que esse posicionamento produz o melhores argumentos contra os excessos e é o caminho para uma democracia verdadeira que pune ou absolve através de um processo legal, onde há ampla defesa e contraditório. Eu me posiciono no centro-direita, mas no paronama atual muitas vezes me ombreio com quem é centro-esquerda, pois na argumentação de ambos há substância, ao contrário da extrema direita canalha que apenas busca o locupletamento próprio sem ter nada de útil para o bem da população; por isso recorre à mentira diuturnamente.

    @cesarpaes1062@cesarpaes106216 күн бұрын
  • Vislumbro virtudes e vícios tanto na esquerda quanto na direita. O que ocorre? A direita diz que sou de esquerda, os mais à direita acusam-me de ser comunista; já a esquerda me chama de liberal ou de direita mesmo. Eu não saio do lugar e nem replicou, já que todos agora tem uma posição definida e definitiva sobre todo e qualquer tema. Logo, desisto e fico na minha. Prefiro não me aborrecer.

    @sergiogil-marques@sergiogil-marques16 күн бұрын
  • Não tem absolutamente nada de centrista no Luciano huck. Ele é de direita, e aquele vídeo prova isso defendendo ideias liberais e neoliberais.

    @gabrielvargas5668@gabrielvargas566816 күн бұрын
    • Liberal é de esquerda, de direita ou pode ser qualquer coisa que ele se identifique?

      @cristiano7004@cristiano700416 күн бұрын
  • Pedro, mas você não acha que agir como se estivéssemos em tempos normais e acreditar que as "bravatas" de extremistas não vão dar em nada é nos levar de volta pro cenário de 2018?

    @wanessasouza1921@wanessasouza192117 күн бұрын
  • Quando a discórdia virou ódio? Esse é um ponto...

    @danielgoncalveslima9350@danielgoncalveslima935017 күн бұрын
    • Quando Mark Zuckerberg descobriu que podia ganhar muito, mas muito, mas muito dinheiro com isso.

      @brunoleonardodafonseca5889@brunoleonardodafonseca588917 күн бұрын
    • Virou ódio quando a direita começou a utilizar as mesmas táticas da esquerda. Mentir, botar uns contra os outros, achar culpados e criar inimgos.

      @joaopaulocaruso613@joaopaulocaruso61317 күн бұрын
  • Pedro arrasando hoje! O melhor do Meio se manifesta quando a defesa da democracia é questionada. Doa a quem doer.

    @pbonfimjr@pbonfimjr17 күн бұрын
  • Apesar de apanhar dos dois lados por ser do centro, nada como a liberdade de poder se posicionar as vezes de um jeito, as vezes do outro, as vezes nem se posicionar… Tem que ser muito tolo pra pensar que: 1. Um lado sempre está certo; 2. Mesmo do lado certo num instante, o lado estar completa e inequivocamente certo

    @fabriciokalfels2757@fabriciokalfels275716 күн бұрын
  • Esse cara sou eu. Eu me enxergo até um ponto na social democracia e até um ponto no liberalismo igualitário. Acima de tudo sou democrata e constitucionalista. Obviamente, sou visto como esquerdista, petista, socialista, comunista e afins. Coisas que nunca fui.

    @gustavofadel224@gustavofadel22417 күн бұрын
    • Na vdd, para a esquerda comunista ou extremista atual, vc seria visto como direita kkkkkk

      @andersonrockeravenger6749@andersonrockeravenger674916 күн бұрын
    • @@andersonrockeravenger6749 ai que vc se engana. Primeiro que esse negócio de extrema esquerda mal existe no Brasil. Isso é coisa que a extrema direita prega para se justificar e auto afirmar. Por exemplo, PCO que cai nesse nicho é numericamente ínfimo e como é de se esperar quando discursos deles ganham projeção, no geral isso ocorre por que acaba se misturando e alavancando pela extrema direita já que os extremos encontram semelhanças. Pessoas de esquerda tendem a achar que sou de esquerda também. Já tive várias situações em se surpreenderam quando no meio de uma conversa contrapus argumentos delas com posições à direita.

      @gustavofadel224@gustavofadel22416 күн бұрын
    • Somos 2.

      @hgprj@hgprj10 күн бұрын
  • Se não é direita ou esquerda é o caminho do Meio👍🏻👍🏻

    @GiulianoFernandesDaSilva@GiulianoFernandesDaSilva16 күн бұрын
  • Uma coisa que eu gostaria de entender, é por que sempre é a esquerda que tem que ceder? por que sempre é ela quem tem que abrir mão dos seus ideais? por que só ela tem que moderar ? outro ponto é, nesse vídeo do huck e na sua fala não tem nenhuma pauta realmente de esquerda, as grandes lutas da esquerdas são sempre desconsideradas e apagadas nesses diálogos.

    @kike2480@kike248016 күн бұрын
    • Quando foi a última vez que a esquerda(como se fosse possível essa coisa amorfa fazer coisa do tipo) cedeu alguma coisa? Estou legitimamente curioso.

      @ssorvete89@ssorvete8916 күн бұрын
    • Lula não está cedendo ao centrão?

      @LuisFernandoPradoLuisFPrado@LuisFernandoPradoLuisFPrado16 күн бұрын
    • @@ssorvete89 estou falando do argumento do doria, ele nunca pede pra direita ceder de seus anseios, a ideia aqui é sempre martelar uma ideia fixa, e repetitiva.

      @kike2480@kike248012 күн бұрын
  • Achei a definição de "isentão" apresentada por você muito diferente daquela que vejo sendo usada mais comumente. Isentão, da forma como vejo, é alguém que recusa se posicionar diante de encruzilhadas políticas ou que acha que "todos os políticos são iguais", que "todas são a mesma coisa". Ouvi muito no segundo turno de 2022 que "Lula e Bolsonaro" eram a mesma coisa. Isso que é ser isentão. Ser isentão e centrista são coisas radicalmente diferentes. Se te acusam de isentão, estão loucos.

    @tiagocarioca@tiagocarioca17 күн бұрын
  • Mas Pedro, você é tudo, menos isentão.

    @rferraz2000@rferraz200017 күн бұрын
    • Sim, é nitidamente uma triste viúva tucana.

      @luizcarlosgoncalves8660@luizcarlosgoncalves866017 күн бұрын
  • É um pensamento minoritário e por isso é mais importante ainda apoiar quem transmite uma mensagem tão positiva e tão clara. Identifico-me e muito com sua definição nos minutos 8-10. Aproveitei e assinei o Premium do Meio, pois precisamos e muito desse jornalismo. É importante conseguir manter esta alternativa aos extremos e aos políticos e às ideologias de estimação. Parabéns e muito obrigado por defender heroicamente esta mensagem: sei como é difícil estar nesta faixa do espectro. Grande abraço.

    @bodeproducoes@bodeproducoes17 күн бұрын
  • Parabéns. Assisto o canal há anos . Entre os de esquerda sou chamado de direita e os de direita me chamam de esquerda. Podem não gostar do centro mas ele define a eleição ( como sempre foi na democracia). Finalmente vcs aqui conseguiram ganhar mais um assinante do meio. Parabéns. Abs

    @poraquieraassim@poraquieraassim17 күн бұрын
  • Acho que esse é o ponto da discussão. Sobre até quando e como saberemos disso. Mas estamos num momento de exceção. Democracias estão sob ataque, e a nossa pode estar dando uma emergida pra pegar um fôlego, mas não está garantida.

    @inacioteles@inacioteles17 күн бұрын
    • ainda vivem nessa ilusão de que dá pra conviver com neonazistas, fascistas bolsonaristas. E quem tenta segurá-los, é criticado como igual, porque a questão é ser 50/50. Ridículo isso

      @flaviacristinasilva1953@flaviacristinasilva195317 күн бұрын
  • O que faço pra ajudar no seu canal, é ouvindo até o fim o vídeo, e deixar o comercial ir até o fim para ter ajudar mais na monetização.. ouço muitos canais de diversos assuntos.. religião , filosofia , educação.. e compartilho as vezes…

    @Shura96@Shura9615 күн бұрын
  • Acho que vc chegou no ponto! Eu concordo muito com você, mas num time diferente! Eu achava que estaríamos mais leve nesta altura deste quadriênio presidencial, mas o meu sentimento é que estamos sim numa democracia, mas numa democracia ameaçada, fragilizada com este parlamento. Então assim como aparentemente vc votou no Lula para eliminar a outra opção de governante, acho sim que ainda estamos no momento "ninguém larga a mao de ninguém". Ainda estamos quase perdendo pra extrema direita. Nao dá pra vacilar. Pensamentos convergentes num timing divergente...

    @liliansalvador764@liliansalvador76417 күн бұрын
    • Ao, contrário de você, fico aliviada por ver que o Presidente não domina o Congresso, e assim não é superforte. O pior pesadelo que pode ocorrer a Republiquetas de Banana como o Brasil e outros países da América Latina é dar poder demais a um político populista (qualquer que seja sua vertente ideológica). Faço questão de sempre votar em parlamentares que farão oposição ao governante da vez. Freios e contrapesos, um princípio fundamental de uma democracia plural.

      @no_more_spamplease5121@no_more_spamplease512116 күн бұрын
  • Pedro me desculpa, mas quem não entendeu foi você . Crítica ao Luciano Huck não é algo sempre negativo. A maior crítica que vi foi que ele NAO É ambidestro ou centro... E sim que ele é DE DIREITA . Direita liberal, clássica, não importa . Ele se mostrar como ambidestro é uma forma de ENGANAR potenciais eleitores de esquerda , e as criticas foram nessa direção. Ele tem uma posição muito justa na democracia e sim, preferia tb que o debate estivesse entre centro direita e centro esquerda . Mas na prática ele tá tentando tirar eleitores da esquerda num momento que a extrema direita é muito mais forte que ele

    @tadabola@tadabola17 күн бұрын
  • Pedro, em tempos em que somos praticamente obrigados a rezar uma cartilha, inclusive com uma linguagem cheia de signos para que todos vejam nosso "lado", ser "isentão" é possivelmente o mais próximo que uma pessoa pode chegar de um ideal democrático e ao mesmo tempo mantendo a criticidade mínima pra seguirmos tendo... Democracia! Muitas vezes somos chamados de bolsonaristas por muito pouco: não concordar com o que a turma ideologizada em extremo coloca na cartilha que tem que ser reproduzido sem pestanejarmos, sem criticarmos a mensagem. O termo "Isentão" é injusto e convida a uma pobreza de espírito que não cabe em tempos complexos como os nossos.

    @WendellAndrade1@WendellAndrade116 күн бұрын
  • Parabéns, Pedro! Tudo que sempre pensei.

    @cassioandrade1038@cassioandrade103816 күн бұрын
  • Pedro, boa noite! Você poderia citar quando o Alexandre de Moraes agiu de forma alheia à CF ou processo legal?

    @2014fau@2014fau17 күн бұрын
    • Isso tá facil demais. Mais difícil seria pedir um exemplo de uma censura dele que seguiu a CF.

      @marcosmcm86@marcosmcm8617 күн бұрын
  • Mais um excelente Ponto de Partida

    @andrelagesramos4331@andrelagesramos433117 күн бұрын
  • Gosto muito do canal Meio.. Gosto muito do ICL também.. E também do Fala MR.. Consigo conciliar os três canais numa boa.. Viva a democracia! Viva as opiniões diferentes! Viva a variedade de pensamento!

    @andrelagesramos4331@andrelagesramos433117 күн бұрын
    • É interessante como o ICL e o Meio vão se estruturando e se tornando vozes importantes e vão ganhando cada vez mais corpo. Tenho essa pluralidade como fundamental.

      @futfem7rPrado@futfem7rPrado17 күн бұрын
  • Respondi a pesquisa com o maior prazer

    @futfem7rPrado@futfem7rPrado17 күн бұрын
  • Isento é aquele cara que não desce do muro. Não fala sobre política, não se posiciona, e aparentemente seja A ou B no poder, sua vida continua na mesma. Normalmente uma vida sem sustos. Tanto faz, Fla, Flu, o dele está garantido

    @fernandovieira6778@fernandovieira677817 күн бұрын
  • Sério Pedro que para você as ideias da Direita, tanto a liberal quanto a conservadora, se resume a "livre mercado", "privatizações", "empreendedorismo" e etc.? (Huck cometeu o mesmo erro). Nossa agenda programática vai muito, mais muito, além da economia, ela envolve política externa, cultural, saúde e muito mais. Para o bem da própria democracia brasileira e do debate público, peço que tome cuidado com tal superficialidade.

    @lambyzomem@lambyzomem16 күн бұрын
  • Pedro, por favor, seja bastante objetivo. Houve alguma decisão de Moraes em que ele foi contra a CF?

    @2014fau@2014fau17 күн бұрын
    • tem processos que os acusados nao podem se defender ou questionar a respeito da suspensão das redes pela justiça. Inquérito aberto a mais de ano, sem indiciamento, mas com suspensão cautelar das redes, ou seja, nao podem fazer nada. Isso nao é apenas o Xandao, mas o judiciário inteiro tem esse costume de poder contra o cidadão. O judiciário é tao autoritário quanto o resto de nossa sociedade. Infelizmente, com o problema bolsonarista na mesa, nao temos ambiente saudável para essa discussão.

      @brunomagalhaes8234@brunomagalhaes823417 күн бұрын
  • Mas sempre lembrando: Pior que um isentaun é um isentaun fake.

    @luizcarlosgoncalves8660@luizcarlosgoncalves866014 күн бұрын
  • Só para constar, além da esquerda , também a direita não gosta/odeia os que tais grupos chamam de "isentões". Fui cancelado por amigos antigos alinhados à direita, na época da eleição de JB, simplesmente porque não afiançava tudo que eles acreditavam - do tipo imunidade de rebanho...

    @fernandohpinto@fernandohpinto16 күн бұрын
    • E eu que outro dia, num ambiente amistoso, falei a palavra "chicote"... estou respondendo um processo, pois me acusaram de racista. Mudaram todo o conceito da conversa para me acusarem.

      @Antos425@Antos42516 күн бұрын
    • Por aqui, venho sendo excluído por pai, tio e irmão… que não são facistas mas estão nas bolhas de ódio, antipetismo, família acima de todos. E do outro lado, primas e amigos de roles culturais, que me culpam pela eleição de bolsonaro.

      @digtryman@digtryman16 күн бұрын
    • @@digtryman, bem por aí. Quem não está nas bolhas toma cacetada de todos os lados....

      @fernandohpinto@fernandohpinto14 күн бұрын
  • Meu kota, te ouvir é um prazer. Apresentas os assuntos de uma maneira que me parece muito equilibrada e procuro sempre ouvir a tua opinião sobre as coisas que estão acontecendo. Força nessa luta.

    @tonilsonmigueljorge4481@tonilsonmigueljorge448116 күн бұрын
  • Muito bom! Necessário.

    @dbluso@dbluso14 күн бұрын
  • "Privatização faz mais bem do que mal" vs REALIDADE

    @MaxHohenstaufen@MaxHohenstaufen17 күн бұрын
  • Meu like é pelo reconhecimento de que, embora divirjamos com mais ou menos profundidade no que concerne à política econômica, nós somos aliados (ou devemos ser) na defesa das instituições e que a diversidade de perspectivas é, além de produto de nossa própria humanidade e essencial ao processo civilizatório, é fundamento indispensável da democracia, tal qual foi desenhada pela Constituição da República. Não de forma abstrata ou etérea, mas, com concretude, na vida real do nosso povo. A divergência saudável nos impulsiona afrente pq exige de nós espírito público para admitir a legitimidade do outro como ator político pleno, reconhecendo o "adversário" como um igual. Não é uma tarefa trivial. Demanda muita boa vontade, paciência e interesse. Sim, interesse pelo outro, pela realidade do outro, pelas causas que edificaram suas convicções. Infelizmente, nessa quadra da história, isso é característica cada vez mais escassa, embora, vital como água.

    @miguelangelo2914@miguelangelo291417 күн бұрын
  • Isso foi o PSDB na época do FHC

    @Fernando.Vieira61@Fernando.Vieira6117 күн бұрын
  • Ok. Quais seriam as regras de exceção em vigor? A caricatura também funciona como apelido, não? Não acho que seja uma questão de hora ou de momento. Mas não dá pra ser naive e fazer de conta que não haja articulação de uma extrema-direita autoritária e fascistóide.

    @gustavosella9025@gustavosella902516 күн бұрын
  • Uma pessoa qualquer entra em qualquer lugar Pedro : Você conhece o meio ?

    @hugo-garcia@hugo-garcia17 күн бұрын
  • "É importante que quem esteja na defesa da democracia seja capaz de conversar como adulto.” Ouch!

    @joaodecarvalho7012@joaodecarvalho701217 күн бұрын
    • importante também é defender a democracia sempre e não fingir que defende pra bancar o 50/50 alienado ao cenário tenso e polarizado de hoje. Viu como sei falar bonito também? A diferença é que eu sim defendo a democracia de verdade.

      @flaviacristinasilva1953@flaviacristinasilva195317 күн бұрын
  • E em nada nos comentários abaixo deixo de te acompanhar e respeitar, exatamente pela qualidade e boa-fé do seu trabalho e da equipe do Meio

    @thbastos1@thbastos116 күн бұрын
  • O grande problema de alguns esquerdistas é serem "reféns" e quererem que todos do campo progressista também o sejam, do "lulopetismo". Ou seja, se você não idólatra o Lula não tem direito de ser de esquerda ou centro esquerda. Absurdo...😔

    @JoceliRibeiroDaRosa@JoceliRibeiroDaRosa17 күн бұрын
    • Deixa de ser adestrado. Parece uma marionete do Luciano hulk, ridículo... Todo isentão é um direitista envergonhado ...

      @mingal4368@mingal436817 күн бұрын
    • As vezes vejo esse comportamento em canais e meios “democratas”. Pessoas de esquerda e/ou petistas tentam taxar o espaço com o seu rótulo quando na verdade ali habitam outros grupos que não tem nada a ver com esquerda propriamente dita

      @gustavofadel224@gustavofadel22417 күн бұрын
    • @@mingal4368vc nitidamente não aprendeu nada vendo o vídeo ou vou adestrado nessa alegoria do isentão

      @gustavofadel224@gustavofadel22417 күн бұрын
    • @@gustavofadel224 mas TODO isentão é um antipetista doutrinado, cachorrinho de imprensa, que tem vergonha dos candidatos grotescos que a direita lança...

      @mingal4368@mingal436817 күн бұрын
    • @@gustavofadel224 Verdade. Sou de centro esquerda, não lulopetista, e acho que eles querem "sequestrar" tudo e todos para o "Pedestal" do "deus" Lula. Triste...😮‍💨

      @JoceliRibeiroDaRosa@JoceliRibeiroDaRosa17 күн бұрын
  • Só de citar o Chico Alves já ganhou meu like.

    @OtavioLuisBR@OtavioLuisBR16 күн бұрын
  • Um direitista dirá que os dois são esquerdistas...

    @dek6922@dek692217 күн бұрын
    • ... e um esquerdista dirá que os dois são direitistas.

      @fabiocastro8851@fabiocastro885117 күн бұрын
  • Pedro, já sou assinante premium, preenchi a pesquisa e ao final meu presente é uma assinatura premium por 30 dias??? Vocês perguntam na pesquisa se já sou assinante premium. Eu respondi com "SIM", portanto o algoritmo ao final do preenchimento da pesquisa deveria me oferecer um outro tipo de presente: uma caneca do Meio, p ex, seria meu sonho de consumo!!! Será que rola?

    @astridirismaulenheilmann1871@astridirismaulenheilmann187117 күн бұрын
  • O Brasil já teve democracia normal?

    @edmilsonfidelis3073@edmilsonfidelis307317 күн бұрын
  • O centro não existe, nunca existiu. O que existe é a centro-direita e a centro-esquerda. ''Insentões'' são a centro-direita. Este setor foi importante para a vitória de Lula

    @RudsonRN@RudsonRN17 күн бұрын
    • só que assim como no pós ditadura eles voltaram a se esconder no "centro" saiam dos armários se assumam, não é mesmo...

      @Diego_Cherobino@Diego_Cherobino17 күн бұрын
    • Isso na sua visão,na visão de alguém que é de direita isentões são Lulistas

      @BelinhaCabral@BelinhaCabral16 күн бұрын
  • Vídeo sensacional!

    @gabrieldamasceno3635@gabrieldamasceno3635Күн бұрын
  • Se um isentão e um esquerdista entram em um bar, então são dois esquerdistas entrando em um bar, só que o primeiro está no colo do esquerdista 😂😂😂 Pow, me ajuda aí, cara kkkkkkkkkkk

    @Rafael-yh6yw@Rafael-yh6yw17 күн бұрын
  • Entendo as características que o Pedro coloca nessa pessoa de centro, meio que definindo a si próprio, mas achei um equívoco partir do vídeo do Luciano Huck sem elucidar que, bem, o Luciano diz que é muitas coisas, como a favor do meio ambiente, enquanto já enfrentou processos ambientais por querer construir casa em área preservada. Ele diz que é a favor de privatizações mas não é uma opinião inocente, é uma opinião que favorece a ele próprio e seus empreendimentos. Essa posição 'blasé' é que me incomoda no Luciano, que na verdade já se revelou alguém muito mais à direita do que tenta vender na própria imagem (e que tem relações com figuras como Aécio Neves, por exemplo). Eu me considero de esquerda radical, e acredito que as críticas do Pedro são extremamente pertinentes apesar de aqui e acolá discordar do que diz. O Pedro, pra mim, tá longe de ser um Luciano. Enquanto um é sincero e honesto no que acredita, o outro é um hipócrita que diz ser o que não é. É com essas pessoas "de centro" que não quero diálogo. Porque, de centro, na verdade, elas não tem nada.

    @floravieira4921@floravieira492117 күн бұрын
  • "Luciano Huck tem um talento" Sim, não ter talento.

    @octavio.santos@octavio.santos17 күн бұрын
    • hahahahahaha, como diz o choque de cultura, "gosto do Luciano, ele humilha, humilha o pobre e depois da uma ajudazinha"...

      @Diego_Cherobino@Diego_Cherobino17 күн бұрын
  • O isentão e o esquerdista entram no bar. Já achei o esquerdista, estou procurando o isentão.

    @ArthurSilvia@ArthurSilvia17 күн бұрын
  • Eu não me lembro desse tempo em que as pessoas conversavam normalmente a despeito de posições políticas. Eu me lembro de um tempo em que pouquíssimas eram as pessoas que se interessavam por debates sobre política. O mundo sempre foi amoral, sexista, vulgar, violento, bárbaro e 'sem sentido'. Agora, com internet à mão, essas coisas todas foram elevadas à nona potência - só isso. Mas a ironia disso tudo é que a maioria desses que querem discutir sobre os rumos do país, do planeta, etc., é de despolitizados e de desinteligentes. E outro ponto; esses desentendimentos sempre têm fundo moral/religioso. Raríssimos são os que debatem sobre economia, administração pública, etc.. “As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam apenas no bar, depois de um copo de cerveja, sem causar danos à coletividade. Diziam imediatamente a eles para calarem a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel. O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”. Umberto Eco, Universidade de Turim, 2015.

    @zearara87@zearara8717 күн бұрын
  • Calar a oposição através de censura é cruzar a linha da democracia ou tá valendo? Pedir regra de exceção já é cruzar essa linha Pedro, e se fosse o teu lado? Sob a tal defesa da democracia, quem cala não é democrata é alguém que quer o poder do seu lado e que não respeita o diferente, e esconder isso com palavras bonitas e texto decorado não muda esse fato

    @cacophonia89@cacophonia8917 күн бұрын
  • Mais um vez Pedro divide esquerda e direita somente no espectro identitario e "democratico", esquecendo totalmente o plano economico, ja que suas ideias economicas sao totalmente de direita e ele se coloca dnecentro.

    @ricardocd7598@ricardocd759817 күн бұрын
    • Já vc está dividindo esquerda e direita somente no plano econômico, e esquecendo totalmente o espectro "identitário" e "democrático", olha aí que legal kkkkkk É por isso que o Pedro não se coloca em nenhum dos lados, meu chapa, e sim como centro, porque ele está considerando TUDO

      @andersonrockeravenger6749@andersonrockeravenger674916 күн бұрын
    • @@andersonrockeravenger6749 Em primeiro lugar, como falei anteriormente, ele não está considerando "tudo", somente o espectro identitário e "democrático". Em segundo, eu não falei em nenhum momento para esquecer desse espectro, pelo contrário, acho que os dois espectros tem que ser considerados para ficar clara a farsa que é hoje em dia a definição de "DIREITA", "ESQUERDA" e "CENTRO", que é feita da forma que convem. O Pedro claramente está mais a esquerda nos costumes/identirarismo/democracia, porém está a direita na pauta economica, e isso não é ser de centro (a mão no fogo e o pé no gelo não de coloca numa temperatura media para o corpo).

      @ricardocd7598@ricardocd75989 күн бұрын
  • Comentando pra engajar

    @gigiovanna4515@gigiovanna451516 күн бұрын
  • A questão pra mim nem é a coragem de se definir como isentão, é a covardia de não se assumir como de direita. O Brasil está de um jeito que se alguém aceita que gay, negro e mulher merecem viver e pobres merecem comer, já está apto a ser de centro. Dia desses o narigudo estava "a dar uma chance" ao Bolsonaro, ao Moro, ao Temer, ao Aécio... tudo com direito a selfie. Não lembro da selfie dele com o Jones Manoel. Por que diabos é tão difícil se assumir como direitista?

    @hominigonzo@hominigonzo17 күн бұрын
    • Concordo contigo, o Jones Manoel, autodeclarado stalinista, defensor de gulags, fuzilamentos e negacionista dos genocídios cometidos pelos regimes comunistas, representa muito bem a esquerda. Se vc é contra o Jones Manoel, vc é de direita. E por isso a direita é a maioria absoluta da população.

      @MrParedex@MrParedex17 күн бұрын
  • Não sou de centro. Sou politicamente ignorante tentando entender alguma coisa. Uma dificuldade que tenho é entender o que é ser liberal. Ser liberal pode ser um monte de coisa. Se pode ser qualquer coisa, não define nada. Tb tenho dificuldade de identificar o que é ser de direita no Brasil.

    @cristiano7004@cristiano700417 күн бұрын
    • O próprio Pedro, aqui no Meio, já explicou e falou várias vezes sobre o que é ser um liberal, um socialista, um conservador... Só que minha memória é ruim e eu nao lembro em quais vídeos exatamente ele fez isso, Cristiano kkkkkjk mas recomendo que voce dê uma pesquisada aqui na barra de pesquisa do canal. Deverá achar facilmente. E eu considero a explicação teórica do Pedro muito boa.

      @AugustoReis1910@AugustoReis191017 күн бұрын
    • @@AugustoReis1910 a questão é que liberal pode ser muita coisa, sendo assim não define nada. Um liberal pode ter viés mais conservador e viés mais progressista. Pode defender que o governo domine a vida econômica e social e pode defender menor interferência do governo na vida social e na economia, ou seja, não definiu nada.

      @cristiano7004@cristiano700417 күн бұрын
    • @@AugustoReis1910 um liberal pode ser partidário do Partido Socialiamo e Liberdade ou pode ser partidário do Partido Novo. Acho que existe o mínimo de diferença entre esses partidos?

      @cristiano7004@cristiano700417 күн бұрын
  • Vamos ter mais uma chance de ouro de ressignificar a política Pedro Doria? De novo isso? 2018 novamente?

    @Diego_Cherobino@Diego_Cherobino17 күн бұрын
  • Todos sabemos as posições políticas e crenças de Huck. Ele é um péssimo exemplo para falar sobre centrismo, ele é um "centrista" por comodidade, pelos extremos atrapalharem sua popularidade e seus negócios. Apenas isso.

    @giovanifm1984@giovanifm198416 күн бұрын
  • Ótimo video, como sempre. Mas bicho, por tudo que temos visto, ainda mais agora que temos uma internacional fascista contestando não o Alexandre de Moraes, mas todo o poder judiciário do Brasil, eu sinceramente acho que os termos esquerda, liberais e direita não servem mais para este tempo. Temos que separar a sociedade e suas personalidades em democratas e não-democratas. Se o cara é democrata, está conosco, e ponto.

    @m_strugale@m_strugale14 күн бұрын
  • Penso que quando alguém se posiciona como centro direita ou centro esquerda, é como se ela falasse: Olha, não sou nem um nem outra, mas em uma situação de emergência, eu vou de Lula ou Bolsonaro, a depender de qual ela se identifica mais. E o cara do centro, centro mesmo, é aquele que vai anular no caso dos dois chegarem no segundo turno. Exceto se ele enxergar um sério risco a democracia, como se desenhava com Bolsonaro, aí a pessoa vota no Lula mesmo, já teve 2 mandatos e ainda somos democráticos, então melhor ele do que ditadura. Agora uma provocação, tem uma frase que comunistas que diz: O fascismo é o botão de emergência do liberalismo. Em outras palavras, toda vez que há uma crise que o liberalismo não dá conta de resolver, muitos liberais apostam no fascismo. Hoje me vendo mais como liberal, me incomoda essa frase, mas é difícil discordar, é o que tem acontecido ao longo da história, na maioria dos países.

    @PauloPauladaPower@PauloPauladaPower17 күн бұрын
    • Terrivelmente difícil de discordar, não é mesmo? O materialismo dialético tá aí pra revelar. Como Dona Ritinha bem coloca: dizer que o tema é complexo só serve pra abafar o debate! Se atentem às causas materiais que a resposta está lá, clara como dia.

      @ed_sylveste@ed_sylveste17 күн бұрын
  • Essa é fácil, o isentão não sabe o que vai pedir e deixa pra decidir na hora, o esquedista escolhe as bebidas mais caras e deixa a conta pendurada no nome de um amigo. 😂😂😂😂😂

    @emersonrodrigues2129@emersonrodrigues212917 күн бұрын
  • Estamos com um problema sério no Congresso, precisamos de uma Constituição para Internet. Enquanto não tiver regulamentação o Judiciário fica em cheque.

    @angelicadacosta2764@angelicadacosta276417 күн бұрын
    • Concordo, chama-se REGULAMENTAÇÃO que tá empacada por interesses das Big Techs e dos que sabem bem jogar sujo nas redes

      @astridirismaulenheilmann1871@astridirismaulenheilmann187116 күн бұрын
  • O Meio defender Luciano Huck não dá!

    @verapinho3605@verapinho36058 күн бұрын
  • Preci

    @Fernando.Vieira61@Fernando.Vieira6117 күн бұрын
  • Concordo Chico , Tudo o que temos direito nem sempre convém. Precisamos avaliar o momento , a forma isso é sabedoria

    @ttrigo@ttrigo17 күн бұрын
  • O Pedro me descreveu perfeitamente!

    @ramordo@ramordo16 күн бұрын
    • Somos 2. Sinto falta de organização de gente como nós.

      @hgprj@hgprj16 күн бұрын
  • Pedro, uma coisa é censura prévia. Outra é eliminar a "arma" (rede social) de quem comete crime continuado. Me parece que os acusadores do Xandão confunde essa diferença o tempo todo. Alexandre pode estar cometendo excessos, mas é preciso ser cirúrgico em apontá-los e não generalizar suas ações como se fossem censura geral.

    @user-kt4ip7ly4l@user-kt4ip7ly4l17 күн бұрын
    • O problema é exatamente esse, ninguém sabe o que está no inquérito, ninguém sabe quem foi censurado e o motivo. Sabemos que Alan do Santos é monark estão na lista, e quem mais? Ninguém sabe, e esse é o problema, será que depois de anos de inquérito, já não está na hora de dar transparência a isso?

      @richard9585@richard958517 күн бұрын
    • Alexandre pode estar cometendo excessos e todo mundo está sendo cirúrgico em apontar, mas você não está ouvindo.

      @fabiocastro8851@fabiocastro885117 күн бұрын
  • Faz muito sentido e sou assinante do Meio.

    @carlosaugustocosta8702@carlosaugustocosta870217 күн бұрын
  • O luciano huck nem de futebol entende. O messi é pessimo usando a direita kkkkkkk

    @luishenriquemachado_CRF@luishenriquemachado_CRF15 күн бұрын
  • Isso me fez lembrar do Egito na época do Hosni Mubarak, que durante décadas foi governado oficialmente em “estado de emergência” para justificar medidas arbitrárias…

    @MaGioZal@MaGioZal17 күн бұрын
  • Bom dia, Pedro. Sou um centrista esclarecido, que defende tanto pautas liberais quanto sociais. Desde que tragam racionalidade econômica. Também acho que o Brasil é um país que foi forjado em turbulências, e que propaga que a concessão de favores e a busca por privilégios são responsáveis por um suposto modelo de sucesso pessoal. Apesar de aparecermos em pesquisas como fatia representativa da sociedade, não conseguimos nos agregar. Canais como o seu, do Maurício Ricardo, e mesmo o Desmascarando, têm dificuldade de atingir os 500 mil inscritos, enquanto que os mais histriônicos muitas vezes deixam o milhão para trás. E o maior sinal disso é nossa ínfima representação no Congresso. Pretendo continuar olhando o mundo de cima de um muro, descendo para um lado ou outro sempre que pautas razoáveis exigirem minha luta. E que pessoas sensatas e com capacidade de articulação como você possam continuar falando por mim. Sigamos em frente.

    @alexandrearaujo2091@alexandrearaujo209117 күн бұрын
    • Cite uma pauta de esquerda que você é a favor. Geralmente quem se diz centrista é de direita que dá migalhas pra pobre.

      @ricardocd7598@ricardocd759817 күн бұрын
    • @@ricardocd7598 KKKKKKKKK Dar migalhas pra pobre é LITERALMENTE a definição da esqurda. Até o Bozo fez mais pelo pobre do que qualquer esquerdista 😂

      @kainkaizen9183@kainkaizen918317 күн бұрын
    • @@kainkaizen9183 não sei em qual camada social vc se encaixa. Mas o pensamento de que aos pobres só restam as migalhas é deplorável. Medidas como controle de natalidade e acesso a escolas de formação técnica e/ou superior transformam gerações. O que condeno, por exemplo, no liberalismo “puro” é que todos têm a mesma oportunidade e, se lutarem por isso, vencerão. Vai você com toda a sua competência e meritocracia e aposte corrida com uma leoa faminta. Se vc se esforçar bem, é óbvio que vai conseguir fugir dela, certo? O destino da maioria dos miseráveis brasileiros (pra ficar em nossa seara) está traçado pelo CEP onde vive. E a nós, os privilegiados, restam apenas as grades da prisão que nos protege desses “vagabundos” que optaram pela vida bandida, já que têm o livre arbítrio de morrerem de fome em seus guetos, longe das nossas vistas repletas de indignação! E a culpa é sempre dos outros, principalmente dos governos de esquerda que nos governam há menos de 25 anos. Os outros 500 é que foram ótimos! Ah que saudades das mucamas! Um forte abraço!

      @alexandrearaujo2091@alexandrearaujo209116 күн бұрын
  • Concordo com o Chico Alencar e concordo com o Pedro. Os dois estão certos.

    @brunoleonardodafonseca5889@brunoleonardodafonseca588917 күн бұрын
  • A pessoa que vc definiu poderia ser definida como centro esquerda visto que a direita nega completamente o liberalismo político.

    @budaddicted8429@budaddicted842915 күн бұрын
  • Lula é tipo um agnóstico político e os Isentões são tipo os Ateus políticos?

    @danielpgua@danielpgua17 күн бұрын
  • A esquerda é de esquerda, a direita é de direita e o centro é de direita também.

    @nelson_alves@nelson_alves17 күн бұрын
KZhead